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24 de fevereiro de 2019

{Editorial} E os Oscars de 2019?

Nos anos anteriores, pelo menos desde 2016 eu venho comentando com alguma antecedência sobre os indicados ao Oscar, fazendo resenhas destes filmes e comentando o que eu acho desta ou daquela indicação...
Ano passado eu já fiquei meio estarrecido com a indicação de O Poderoso Chefinho como melhor animação, ainda que o ano trouxera grandes filmes como Três Anúncios para um CrimeDunkirk, Eu, TonyaA Forma da água .

Quer dizer, foi um ano muito bom para filmes, mas e 2018? Droga, um remake (de um remake de um remake), dois filmes baseados em fatos reais que um é mentiroso pra caramba e o outro parece mais um longo videoclipe (com um ator se destacando por usar dentes falsos), um filme sobre o VICE-PRESIDENTE(!) dos EUA e um filme pipoca repleto de defeitos (merda, rinocerontes de armadura?) que não merecia indicação sequer por efeitos especiais...
Sério, tirando Roma tem algum filme que REALMENTE preste na lista?
E, pior ainda, será que tem algum outro filme que podemos efetivamente dizer que foi esquecido ou ignorado... (Com exceção da brilhante atuação de Toni Collette em Hereditário?)

Pense bem e me diga se algum desses filmes teria chance num ano como o anterior contra a lista do primeiro parágrafo, ou alguns anos antes com La La Land e Moonlight?

Aí você olha a lista de filmes de animação e vê só a Disney (que entra com a parceria da Marvel e a Sony) abocanhando TRÊS INDICAÇÕES, sendo que dois filmes são bem pedestres pra dizer o mínimo, e, sinceramente isso fica assustador.
Se ano passado com O Poderoso Chefinho e a patética Dreamworks angariou uma indicação lamentável para aquela produção bem porcaria (o que valeu o mesmo para a Disney com o Touro Ferdinando), o que dizer desse ano? E porque isso é assustador, talvez alguém se pergunte?

Bem, porque estúdios como Ghibli, Laika ou o caso de Peter Lord com suas ótimas animações acabam sem financiamento para seus projetos (afinal, produzem material de maior qualidade e com maior complexidade que o behemoth que é a Disney) no que joga esse pessoal de enorme competência e qualidade brigando para produzir filmes a cada dois/três anos - e brigando para lançar algo como O elo perdido (filme com enorme apelo comercial com grandes astros mas que parece sinceramente fraco pra danar como o Grinch do ano passado)...

Lançam um filme desses talvez até já cientes que com o lançamento de Frozen 2 e Toy Story 4 seus estúdios menores jamais terão qualquer chance de abocanhar qualquer estatueta, então que pelo menos consigam alguma bilheteria...

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