Pesquisar este blog

29 de agosto de 2024

{Derrapadas de Quinta} A 35ª temporada de os Simpsons e a 12ª de Futurama

Futurama é um dos mais bizarros zumbis da história da televisão. Iniciando sua jornada em 1999 com o bug do milênio se aproximando e cancelado duas vezes na sua primeira encarnação o material foi ressuscitado após uma leva de filmes (que viraram a sexta temporada), que levou ao reinício da série pelo Comedy Central com as temporadas 7 a 10 e novo cancelamento em 2013 para efetivamente a Disney ressuscitar o material novamente agora para o Disney+ com quatro temporadas já previstas desde o começo.

E esse reinício é uma bosta. A temporada 11 foi fraquíssima e até o presente momento com a 12ª temporada não mostrou a que veio, com um material que não consegue acertar o tom ao mesmo passo que se perde na ideia das histórias que tenta construir, que não funcionam ao lidar com temas de ficção científica (como o episódio horrível inspirado em Duna) ou tecnologia (como o episódio horrível sobre NFTs) ou mesmo onde a série sempre surpreendeu e prosperou no desenvolvimento de personagens e aspectos pessoais (e de novo um episódio horrível em que Fry revive um aniversário 'traumático' que é inspirado em Round 6).

A série perdeu sua personalidade única que claramente movia os personagens e suas histórias. Fry, Bender, Leela e os demais personagens não se parecem mais com eles mesmos e são apenas estruturas para mover a história conforme o episódio (da semana) pede, mais ou menos como a 35ª temporada de Os Simpsons!

Meu Deus... Eu tenho sérias dúvidas se a temporada 35 é uma séria concorrente para o posto de pior temporada da série! O primeiro episódio da temporada é praticamente inassistível (zero piadas, roteiro sem a menor graça e só vai piorando conforme progride), dali a pouco vem o obrigatório episódio ruim envolvendo o Sr Burns (e é pior do que você espera com o resumo 'Uma desistente de universidade que se tornou CEO encanta o sr Burns') e temos um episódio de dia das bruxas tão ruim que eu seriamente não conseguia imaginar algo nesse nível (acho que o último tão ruim é o da 20 ou 22 temporada) e continua com episódios ruins e terríveis (como da Lisa com karts). Se dois episódios ao todo se salvam ao todo eu acho que é muito!

Uma coisa que eu notei no que formou o que eu acho, inclusive, alguns dos piores episódios que eu assisti da série - e se não o são, de fato, se só me incomodou tanto (algo que aconteceu várias vezes nessa temporada que eu genuinamente não consegui assistir até o final alguns dos episódios) - é uma estrutura de repetição de ideias, só que pioradas.

Por exemplo, o primeiro episódio tem Homer assumindo um emprego sem importância e em pouco tempo transforma a situação e status do trabalho transformando em sua milícia particular/máfia. Eu já vi isso bem melhor antes (e nem tão melhor também). Mas ao invés do grupo de viligantes da rua ou de bombeiros voluntários, agora ele assume uma profissão voluntária inútil (que salvo engano só existe na 'Múrica) para ajudar a atravessar a rua, então totalmente diferente!

Aí você tem o episódio em que a Lisa tem algum tipo de transtorno psicológico (e isso é totalmente inédito por si só) que precisa ser resolvido através de alguma terapia radicalmente alternativa, sabe, como pilotar karts (e enquanto o episódio com Bart se tornando baterista para lidar com seus problemas psicológicos não é um episódio da Lisa, bem, não muda muito que é mesma estrutura narrativa).

E principalmente não ajuda que tanto os Simpsons como Futurama (que são da mesma Fox/Disney, do mesmo Matt Groening, com estilos artísticos e comédicos bastante parecidos e [com]partilham uma boa parte da equipe de roteiristas) produzem no mesmo ano/na mesma temporada um episódio que fala sobre NFT, com piadas bastante similares, e ambos incrivelmente ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário