A Batalha do Biscoito Pop-Tart é o novo filme de Jerry Seinfeld e eu acho que estou sendo bastante generoso quando uso a palavra 'filme'. Quer dizer, Bee Movie de 2007 é ruim, sem graça e mostra muito que Seinfeld não devesse mudar de seu estilo de stand-up e comédia no geral, mas os anos seguintes mostraram que nem o stand-up e comédia dele vem funcionando também...
E aí temos A Batalha do biscoito Pop-Tart, que, saiu no mesmo ano da última temporada de Segura a Onda (do co-criador de Seinfeld) que basicamente tentou refazer o final da série que muita gente não entendeu ou gostou (mas, sabe, pior dessa vez) e uma 'comédia' que se importa muito mais em trazer gente famosa que, sabe, fazer humor.
As piadas não encaixam, os personagens são caricatos e nada interessantes e, droga, mesmo a história é tão desinteressante e estúpida quanto uma história poderia ser (sim, é a disputa de marcas de cereal para conquistar uma fatia maior do mercado, emocionante, não?). Então sobra alguma coisa que valha a pena comentar...? E eu acho que sim, sobra uma reflexão.
Jerry Seinfeld era gigantesco nos anos 1990. Em grande parte porque sua série era uma das mais vistas em todo o mundo no período, mas, seu trabalho com stand-up e suas conexões na comédia lhe abriram com toda a certeza diversas portas (como convidado de talk-shows de outros comediantes, todos seus amigos ou conhecidos, e que lhe abririam portas para executivos e gente influente nas grandes emissoras e no show-bizz como um todo).
E ele ganhou muito dinheiro nesse período. Dinheiro o suficiente para não precisar mais se importar.
Ao contrário de seus co-astros que precisaram continuar a tentar e lutar, não por um sucesso mas pelo menos uma chance, ele quase não produziu nada de 1998 e 2007 (quando lançou o já mencionado Bee Movie) e depois até 2012 (com Comedians in Cars Getting Coffe - que não mente sobre o título e literalmente é sobre comediantes andando de carro para tomar café, sem roteiro, só muita edição) com algum especial de comédia aqui e acolá, enquanto o público mais jovem em geral abandonava seus especiais ou sequer aparecia e, ele finalmente chegou ao ponto de resolver desistir de se apresentar em universidades.
Mas isso é bem o x da questão. Enquanto nos anos 1990 ele precisava planejar e ralar muito para que cada episódio funcionasse, para que cada piada funcionasse... Depois do fracasso de Bee Movie (que era um projeto passional dele), bem, ele ligou o foda-se para fazer somente o que lhe interessasse e importasse.
Por isso várias temporadas de um seriado sem propósito em que gente rica passeia de carro para tomar café, por isso piadas cada vez mais desinteressantes e desconexas com a realidade... Por isso A Batalha do Biscoito Pop-Art.
Entenda: Esse filme não é para ninguém mais além de Jerry Seinfeld. É um projeto para aplacar seu ego, para reunir outros tantos comediantes que dificilmente questionariam a falta de graça do projeto enquanto regurgitam o roteiro horroroso exatamente como foi escrito (sabendo que qualquer um deles conseguiria no improviso fazer algo muito melhor em segundos).
Você pode até assistir e gostar do material (ei, eu já vi coisas mais bizarras nesse mundo), mas esse filme não é para você. Por isso os personagens são estúpidos, por isso o roteiro é sem graça para quem assiste que não seja seu criador. Porque o filme foi feito para uma pessoa e uma pessoa somente, e uma pessoa que sequer se importa (e por isso os personagens são estúpidos e o roteiro sem graça).
E o estúdio lança (em detrimento de dar chance para gente nova e ideias não testadas). É como colocar o som de risadas ao final de uma piada ruim... Ou seja, tentar salvar algo que simplesmente não funciona.
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