Pesquisar este blog

4 de abril de 2024

{Resenhas de Quinta} Eu, a vó, a boi, as crianças e a Irene!

Olha, eu sei que por todos os efeitos esse material deveria e mereceria um 'Resenha Lixo'. É ruim, não tem um final (porque ou imaginasse que teria uma segunda temporada ou porque aquele final era pra ser mais significativo caso, sabe, tivesse mais episódios para desenvolver o material e terminar como terminou), os atores são péssimos com exceção da Danielle Winitis, Arlete Salles e Vera Holtz e o roteiro com toda a certeza não é material para seis episódios (droga, se alguém me dissesse que isso era um projeto de uma novela de 120 episódios que foi transformado num seriado de 6 episódios, eu consigo enxergar perfeitamente isso!).

Então porque não é uma resenha lixo?

Porque Arlete Salles brigando com Vera Holtz num estilo de Tom e Jerry é um deleite para assistir e realmente justifica totalmente todo o resto do material. Droga, se removessem todo o restante do material e fossem seis episódios só com as duas e um pouco de trilha sonora clássica de perseguição... É, eu pagaria o preço do ingresso! Tem uma mina de ouro gigantesca e tudo que envolve a briga das duas avós diretamente é brilhante de se assistir e as duas realmente abraçam o celeuma e a postura dessa dupla que apesar de morar uma de frente pra outra se odeia com a ardência de cinco infernos.

Mas isso não é suficiente para sustentar um material de maneira prolongada... Talvez uma minissérie curta, talvez com algo a mais para agregar a essa estrutura, e é aqui que o seriado falha e fracassa miseravelmente. Num dos pontos que eu vejo que é onde mais fracassa é justamente em tentar contextualizar porque as duas se odeiam (que é toda uma situação ridícula sobre traição e amantes que eu simplesmente não consigo entender como passou da etapa de rascunho).

Não sei - e não me importo - se esses são elementos da briga entre Miguel Falabella e a Globo e que levaram a recisão do contrato do ator. Não sei se ele queria uma coisa e a Globo queria outra, não sei se ele impôs condições pro material e a Globo incluiu condições para renovar o contrato, francamente nada disso importa ou significa grande coisa pro produto final... Uma vez que o produto final é ruim, simples assim.

Enquanto eu poderia focar nos atores ruins e dizer que é culpa deles, bem, o roteiro não ajuda também - e a direção tampouco. Tem uma trama sobre joias roubadas que é completamente esquecida em episódios futuros, assim como o sonho da policial lésbica de se tornar cantora de ópera (que tem mais espaço, mas honestamente é ridículo toda vez que aparece pelo quão mal dubladas são as cenas) ou a estúpida e ridícula trama do guri de dezessete anos (que é potencialmente o pior ator que eu já vi na minha vida e faz o Cigano Igor parecer o Dustin Hoffman) se relacionando com uma idosa rica e que degringola num pastelão mexicano que além de prisão e circo midíatico tem o sequestro da idosa rica pela própria filha (e sim, caso você esteja se perguntando - mas eu duvido - a filha dela tem vários problemas mentais e passou anos internada em um sanatório o que ela demonstra ao apresentar tiques involuntários, sabe, grande atuação). E vai por mim, mesmo sendo apenas seis episódios, tem mais uma caralhada de tramas que se perdem, não se resolvem ou se resolvem mal e porcamente (como essencialmente tudo envolvendo o personagem do Marco Luque ou a história do irmão dele que tem um sonho de conseguir um green card - porque ele precisava de uma motivação e ele foi o último da fila eu imagino).

Aí você tem as escolhas ruins da direção (além do elenco e da trama) que levam para um final que é facilmente a coisa mais grotesca e mal dirigida que eu já vi na minha vida. Não só pelo episódio final com toda a bobagem de investigação e interrogatórios que simplesmente destoa do restante do material e não funciona (e, o pior, muda o tom cômico para uma investigação criminal), mas pela cena final mesmo que parece claramente que alguém achou que seria uma ótima sacada e não pensou por mais de dois segundos sobre o quanto ficaria cafona, estúpido e não encaixaria no restante do material (sim, a rua explode e forma um buraco no formato do mapa do Brasil, entendeu? Não, nem quem dirigiu porque não tem nenhum comentário político pertinente no restante do material - de novo, é sobre duas idosas brigando igual gato e rato).

Tem ainda um monte de coisa que eu nem citei (como a menina que faz o inverso dos filmes pornôs e entrega uma pizza - e depois engravida e tem toda uma trama bizarra com uma atuação igualmente bizarra sobre adoção, ou o dono da pizzaria local que enrola a filha de uma das avós e tem sua loja fechada pela vigilância sanitária e acaba se casando com outra personagem ou o escândalo político da associação de moradores desviando dinheiro público - porque sim, é assim que funciona) e que eu repito, mostra claramente que esse material não foi criado para ter apenas seis episódios.

Vale a pena conferir? Honestamente, é bastante curto e tem um enorme potencial, mas o material degringola muito rapidamente e o resultado final é horroroso.

Então, não, não vale a pena conferir não. O trailer ou algum outro material de divulgação é mais que suficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário