Pesquisar este blog

7 de março de 2024

{Resenhas do Vale do Vento} Nausicaa

Nausicaa do Vale do Vento é um trabalho de Hayao Miyazaki com forte temática ambiental (sobre a vida em equilíbrio com a natureza e como a destruição do ambiente levou justamente a um mundo deturpado - que pode trazer os últimos dias da humanidade), e ainda que a versão cinematográfica com suas duas horas seja manífica, fluída e na minha humilde opinião um dos melhores filmes do estúdio Ghibli até esse dia, é nos quadrinhos em que o material de fato brilha e se permite expandir conceitos e trabalhar com um mundo que é ao mesmo tempo assustador e fascinante.

Justamente nessa capacidade de trabalhar com nuances que Miyazaki consegue criar um universo rico e detalhado, com personagens interessantes e que salta aos olhos a cada página. A protagonista, Nausicaa, inclusive, é uma personagem brilhante cheia de determinação e otimismo, mas plenamente ciente da dificuldade de sua causa diante de um mundo caminhando a passos largos para a guerra.

E, droga, é difícil não se envolver com os personagens no geral e do charmoso mundo criado por Miyazaki.

Mas, não, não é perfeito.

Pra quem conferir o filme é bem provável que tenha a impressão ou que cochilou durante o filme ou que pularam alguns capítulos de repente para chegar ao final dentro do tempo estipulado para o filme. Honestamente me parece algo do estilo da época (coisa que acontece também em Akira de 1988, quatro anos depois de Nausicaa) e mesmo com os diversos fillers de Dragon Ball, que tem a ver com forma de garantir financiamento para a continuidade de próximos volumes do projeto.

Acho que dá para entender bem a história do jeito que está, mas ainda assim fica a impressão que elementos importantes não foram devidamente desenvolvidos...

Na versão de quadrinhos, uma vez que só foram publicados 3 dos 7 volumes, é difícil julgar se o material será muito melhor desenvolvidos... E pelo material que eu li dos três volumes, eu honestamente tenho certa dúvida em acreditar que esse desenvolvimento esteja guardado para os volumes faltantes.

Olha, parece que eu estou criticando muito o material (e talvez eu esteja), é que eu genuinamente gosto demais dessa premissa e do mundo criado com esses personagens e gostaria de ver esse material mais e melhor explorado

De toda forma é recomendadíssimo. Não consigo imaginar alguém que não gostaria de Nausicaa (ou talvez porque eu provavelmente não gostaria muito de pessoas que não gostam de Nausicaa, não sei dizer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário