Pesquisar este blog

10 de março de 2024

{Em busca do pior...} Episódio dos Simpsons parte 3!

Lágrimas de um palhaço é o primeiro episódio da 26ª temporada (e 553º episódio) de Os Simpsons e não é tão ruim. Quer dizer, não é exatamente uma obra prima e dificilmente alguém vá dizer que é eu favorito.

Droga, em comparação com vários dos outros episódios já listados e que ainda serão apresentados, ele até que é bom (ou pelo menos parece), então porque estamos falando desse episódio meramente razoável aqui?

Bem, porque existe uma pegadinha aqui.

Durante o intervalo entre a 25ª e 26ª temporadas, como parte do material promocional para chamar atenção para a nova temporada (e ciente da drástica queda dos números de audiência) a ideia era criar uma grande campanha de marketing para gerar atenção para a nova temporada por vir, e, eles se esforçaram com dicas sobre um personagem que morreria no primeiro episódio.

Dicas e mais dicas e atencipação para divulgarem que morreria o pai de Krusty (que possivelmente apareceu em uns dez episódios se muito)... Você consegue imaginar que retiveram muito da audiência nos próximos episódios, né?

E, olha, enquanto fãs especularam sobre vários outros personagens que seriam mais interessantes (como o vovô Simpson ou a mãe do diretor Skinner), a verdade é que Krusty é uma celebridade de televisão que pouco tem relevância para a história da família amarela e a morte do pai (com quem ele pouco lidava ou interagiu em episódios anteriores), só serve para desinflar expectativas.

Tá, tá, mas e o episódio? É bem medíocre com uma tentativa de humanizar o Krusty e a relação dele com o pai de maneira (extreeeeeemamente) piegas, desmerecida (de novo, o personagem apareceu umas dez vezes durante vinte e cinco temporadas anteriores - e o próprio Krusty tem um histórico muito maior de ser um baita escroto que não se importaria com a morte do pai do que, bem, que estaria abalado com o evento) além de, francamente sem um pingo de imaginação. Talvez funcione para alguém, não sei, mas quem assistiu a qualquer outro episódio envolvendo Krusty (sabe, como aquele em que ele aposta o violino da filha, ou o que ele devendo dinheiro para a máfia ou o fato que ele faz o assistente de palco dele se tornar um psicopata assassino depois de anos de maustratos - e nem é como se ele tratasse melhor o substituto -... Será que eu preciso continuar?).

Krusty, inclusive, era um comentário sobre programação voltada para o público infantil (e mais que isso a exploração do público infantil em busca de audiência e lucros), além da indústria de entretenimento em geral (com tentativas constantes para chamar atenção e conseguir maiores índices de audiência). Olhando pelo aspecto pessoal do personagem...? Francamente eu não vejo funcionar e aqui nem parece que estejam tentando ou se esforçando.

Bem fraco, nada digno de nota além da jogada de marketing que não funcionou muito bem.

Francamente é bem esquecível e sem graça - como eu disse antes - mas nada que entre na lista dos piores episódios. Talvez existam episódios piores com/do Krusty (e eu francamente acho que aquele em que ele ganha o prêmio Nobel - e sim, sei que não é bem isso - é uma das piores histórias em qualquer episódio da série até hoje, e, que só se salva porque tem a trama da Lisa com o Flight of the Conchords, que talvez se fosse o episódio só com eles seria um dos meus favoritos do show), mas, aqui vale a história de como a ideia de tentar criar expectativa no público para entregar algo fraco e sem graça pode, e geralmente vai, ser lembrado como algo ruim.

Nota 4,0/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário