Eu vou fazer minha grande reclamação sobre a série no começo - porque não tem absolutamente nada a ver com a série ou a qualidade dela, então não interfere com o restante da resenha. A Marvel/Disney precisa DESESPERADAMENTE melhorar a estrutura para essas coletâneas (ou mesmo para a séries mensais). E essa é a única crítica se eu precisar ser bem honesto (até porque eu não li a versão da Panini, onde eu tenho certeza que um enorme número de erros de português ajudaria a justificar outras críticas).
Deixe eu ser mais específico: Essa série (do Charles Soule) é continuação da série lançada em 2015 escrita pelo Kieron Gillen (e com essa capa que eu achei não intencionalmente engraçada por algum motivo), e, que depois continuou em outra série/volume escrita pelo Greg Pak. Os três volumes/séries tem o mesmo título (Star Wars Darth Vader) e todas foram coletadas em encadernados que, curiosamente, não trazem exatamente nomes que surgem ou indicam qual a ordem de leitura destes volumes incluindo qual encadernado faz parte de qual volume. Incluindo coletâneas de seis edições e de doze (o que significam dois ou quatro encadernados).
Ainda que boa parte desse material esteja incluído na assinatura do Kindle Unlimited, ainda há uma série de dificuldades para achar a ordem e, ler na sequência o material e somente o material interessante (sabe, do Charles Soule).
Do material, bem, ele basicamente é uma versão bem escrita e o que deveria ser a série do Disney Plus do Obi Wan Kenobi. O período é basicamente o mesmo, ainda que focando no ocorrido com Vader desde sua derrota em Mustafar no episódio III até, bem, se tornar uma implacável mata de matar que vemos no episódio IV, mas existe toda uma condição narrativa construindo esse personagem, suas motivações e até mais interessante, explicando esse universo de maneira mais coerente.
Nada de forçar personagens conhecidos (e que não fazem sentido nessa estrutura narrativa), somente a história desse personagem contextualizando-o melhor assim como o universo todo de Star Wars.
Como os poderes dos Sith e seu passado, ou o que ocorreu com outros dos jedi após a destruição deles, ao mesmo tempo que a busca de Vader por seu sabre de luz, e, não obstante a jornada de Anakin para se tornar Vader com sua efetiva motivação (algo que mesmo os filmes de George Lucas dos episódios I ao III não tentaram ou se esforçaram direito em explicar).
Enquanto é uma excelente história de Star Wars (e eu acho que nos contextos de Star Wars pouca coisa esteja no mesmo patamar) é uma ótima história no geral, indiferente de ser quadrinhos ou qualquer tipo de narrativa.
E eu não quero dar nenhum spoiler sobre a série de nenhuma forma porque vale muito a pena acompanhar os eventos se desfraldando sem saber para onde eles vão (por mais que você tenha uma bela ideia de onde eles vão terminar, porque, sabe, os filmes), então termino somente dizendo que é recomendadíssimo.
Um dos melhores quadrinhos que li nos últimos anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário