Pesquisar este blog

23 de junho de 2022

{Resenhas Kenobi} Obi-wan de Quinta 1ª(?) temporada

Enquanto parece claro desespero tanto e tantos universos expandidos sob a forma de seriado na tentativa de ganhar mais um quinhão (de um império já enorme e gigantesco como a Disney), eu confesso que no caso de Obi-Wan Kenobi existe uma certa razão e interesse.

É diferente do caso de Han Solo - que é um papel de Harrison Ford e, francamente, nenhum outro ator conseguirá fazer o papel por mais que tente - e mesmo de outras das inúmeras spin-offs sem muito propósito que vemos por aqui. Kenobi é um personagem interessante, qualquer motivo para ver mais Ewan McGregor atuando é sempre um bom motivo pra mim (e sim, a terceira temporada de Fargo em que ele faz dois papéis é a melhor justamente por isso - não tem nada a ver com a ótima atuação de Carrie Coon ou de Mary Elizabeth Winstead e o restante do excelente elenco somado a um ótimo roteiro, não, não... até porque a segunda temporada é melhor de toda forma), e, honestamente esse é um dos períodos mais interessantes dos muitos e inúmeros vácuos narrativos da história de Star Wars.

Eu francamente não me importo muito com o que acontece depois que Luke derrota o imperador em O Retorno de Jedi e os filmes que vieram depois, mas esse intervalo (que, salvo engano corresponde há umas duas décadas mais ou menos) entre A Vingança dos Sith e Uma Nova Esperança é um período que possui muito espaço (e perguntas) dos fãs, e, simplesmente faz sentido explorar mais esse período.

A Vingança dos Sith mostra um mundo em que os jedis ainda existem e são considerados meio que super heróis no mundo de Star Wars - bem diferente da forma que são retratados em Uma Nova Esperança como uma seita maluca - assim como Vader que é uma enorme ameaça em Uma Nova Esperança, mas parece deslocado no Império, como uma relíquia de outra Era.

Essa transição - dos Inquisidores caçando Jedis remanescentes, que faz a desconfiança geral da população sobre o grupo (jedis) aumentar - é um ótimo pano de fundo para justificar e contextualizar mais sobre esse período de tempo e oferecer um pouco mais de... Eles acrescentaram a princesa Leia no primeiro episódio e o Darth Vader aparece em quase todo episódio e é o vilão da série, né? E acaba meio caricato mas só um pouco menos que o Destruidor das Tartarugas Ninja (ou Mumm-Rá pros Thundercats) aparecendo todo episódio, porque afinal de contas esse é um seriado de alta produção e custo da Disney, com elenco estrelado e toda aquela papagaiada, né?

Olha, eu insisto que não achei de todo ruim, só que essa insistência de que somente existe Star Wars se alguém de sobrenome Skywalker aparecer, pra mim não funciona. E pô, aquela cena de interrogatório da Leia criança é a coisa mais idiota que alguém já filmou desde que inventaram câmeras, né? (E o fato que é o episódio mais curto da temporada me faz crer que eles ainda cortaram bastante coisa de tão estúpido que o conceito em si é).

Até acho que tem coisas boas aqui (de novo, McGregor como Obi-Wan) e poderiam trabalhar com muita coisa interessante para desenvolver mais o contexto desse hiato entre os filmes sobre o que ocorreu com Obi-Wan e seu antigo pupilo Anakin/Vader. Só não acho que a série tente ou se esforce muito em fazer qualquer uma dessas coisas, meio que segurando cartas na manga para garantir uma segunda, terceira ou vigésima temporadas, meio que sem a capacidade para de fato fazer alguma dessas coisas (afinal precisamos de mais Kumail Nanjiani em propriedades da Disney!).

No final o grande problema com o material é que (de novo, sem spoilers) a série CRIA mais problemas que resolve.

Sem a série, temos um buraco no queijo suíço da narrativa de Star Wars, com a série temos um buraco do tamanho do Oceano Pacífico (e enquanto não quero dar spoilers, é necessário ao menos apontar que a condição de Vader buscando vingança sobre Obi-Wan Kenobi e o fato de que mais alguém além de Kenobi e do senador Organa cientes da existência dos filhos de Vader e Padmé é um problema gigantesco). Uma segunda (terceira, quarta, vigésima quinta) temporada(s) pode resolver isso? Sim, ou, no andar da carruagem criar AINDA MAIS problemas e com isso estabelecer toda uma nova linha temporal completamente destoante da condição original...

Esses fatores são, obviamente, sempre difíceis quando abordando uma cronologia pré-existente e cheia de fãs como é o caso de Star Wars. É difícil criar mais sem abalar a estrutura do material que já existe, mantendo-se respeitoso (e reverente) ao material original, do criador original. Tudo é uma tênue linha entre criar algo novo e manter-se fiel ao material, enquanto respeitando a estrutura narrativa geral, e, é um enorme jogo de 'pega varetas', um movimento errado e a coisa toda desanda. São sempre muitas peças que precisam se mover com precisão cirúrgica para manter tudo funcionando.

Quando existe um cenário de desespero para criar material com a maior velocidade possível para garantir mais um quinhão, como é o caso atual, bem, produzir um material fiel ao original ao mesmo tempo que fazendo algo rápido e bom (o suficiente) para estampar a primeira tela do serviço de streaming... Bem, alguma coisa se perde no processo.

E, em nome dos lucros e do agrado aos acionistas, o que se perde geralmente é a qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário