Pesquisar este blog

30 de junho de 2017

{Resenhas} Logan (2017)

Dizer que Logan é o melhor filme do Wolverine é como dizer que o Usain Bolt anda bem rápido...
Nenhum dos outros filmes é sequer decente (Origens é horroroso em incontáveis cenários e O Wolverine consegue várias proezas em cagar com personagens clássicos, com uma história clássica e ainda fazer um filme sobre a máfia japonesa e ninjas contra o Wolverine como algo desinteressante). Então o mais lógico e coerente é comparar com os demais filmes em que mutante canadense aparece, e, bem, vamos direto ao ponto?
Logan é o melhor filme da Fox em um bom tempo (sim, bem melhor que Deadpool, se você está se perguntando), e, sem sombra de dúvidas é o melhor filme que eles fizeram que utilize um super herói da Marvel (mutante ou não)... MAS, não é uma boa história do Wolverine, porque, afinal de contas não é uma história do Wolverine.

É um western com um sujeito alquebrado e que precisa cumprir uma última missão, e, por coincidência esse sujeito calha de ser o mutante briguento canadense (que está com alguma doença nunca muito bem explicada ou desenvolvida que está fritando o poder de cura dele), e, esse é o grande ponto problemático do filme.

Quer dizer, para uma sessão pipoca sem pretensões ou preocupações, claro, o filme é ótimo e eu tenho certeza que assistirei mais duas, três ou até mesmo dez vezes (inclusive porque a versão noir é bem legal e vale a pena dar uma conferida nas duas para ver as diferenças que a presença e ausência de cores produz e resulta na interpretação do filme) mas quanto mais eu penso no filme, menos sentido ele faz, ou, menos sentido ele faz como uma história do Wolverine.

De novo, é um western com todo louvor e glória do gênero e os autores não fazem questão de esconder isso (o professor Xavier assiste com Laura/X-23 uma cena de Os Brutos Também Amam - Shane de 1953 - que Laura vem a imitar ao final do filme), mas quanto mais eu vejo, menos eu vejo que esse é um roteiro para o Wolverine... Sim, poderia ser um western com Clint Eastwood e dirigido por Sérgio Leone...
Mesmo que mantendo a perspectiva de personagens de quadrinhos, pelo pouco que o protagonista destaca e denota de sua personalidade (ele está velho e cansado a maior parte do tempo e seus poderes não funcionam como outrora) poderia ser facilmente um filme com o velho Homem Aranha ou o velho Besouro Bisonho inclusive por depender tão pouco do personagem e sua história e mesmo do universo mutante (conveniente todos os mutantes estão mortos e é isso - o que, no mínimo é curioso ao se abandonar completamente a presença do vilão Dentes de Sabre que é o algoz frequente e costumas do Wolverine nessa que é a última história do personagem), fica difícil de enxergar além da performance de Jackman, Stewart ou Dafne Keen... Ainda bem que essas performances são excelentes!

É genérico, sim, mas funciona, e, porque isso deve ser um defeito se não tem falhas enormes e aparentes (como outros filmes - como Batman v Superman) e sobra no carisma e interação dos personagens?

Nota: 8,0/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário