Pesquisar este blog

4 de novembro de 2025

NOVIDADE::: {Reagindo aos Reaças!} """"""Engenheiro""""""" Leo não gosta dos Correios

Se você não conhece a figura deplorável e insuportável do caricato aluno que mal se formou (cheio de dps numa faculdade privada de péssima qualidade - como uma engenheria que não tem cálculo 2 por exemplo) mas que acha que sabe mais que todo e qualquer ser humano em qualquer área de conhecimento, bem, você não precisa procurar muito mais para um exemplo claro e insuportável disso.

Enquanto o Tamir Felipe (que curiosamente não precisa de um título de 'Especialista' ou 'Economista' Tamir, mas isso tem mais com o Ego inflado de alguém que não consegue formar um único pensamento lógico e/ou original sem regurgitar a cartilha da extrema-direita que outra coisa, né?) tenta calmamente explicar os aspectos mais coerentes de como os Correios (mesmo diante de todos os desafios e da competição de outras empresas de transportes) tendem a apresentar resultados positivos, e, que, tem funções sociais importantes e que beneficiam pequenos e médios empresários (mais sobre isso abaixo), Léo tal qual Rogério Skylab põe o dedo em um orifício e gritaria (danem-se os argumentos, a lógica ou a coerênciam o importante é falar alto e falar muito impedindo os outros de usarem, sabe, lógica e coerência) porque, e isso é importante, ele comprou DUAS vezes (através da entrega dos Correios*) e o produto chegou danificado.

O que eu achei particularmente curioso, pois, na alegação dele, a compra foi de vinho, e, pela longa lista de proibições e restrições dos Correios, advinha o que está lá? Bebidas Alcóolicas (aparecem no item 'Artigos Perigosos' além de outra especificação no item Líquidos - Restrição de envio) e, em consultas bastante rápidas foi possível verificar que, ou a empresa precisa de um contrato específico com os Correios para enviar esse tipo de item ou declarar especificamente (o que, por experiência**, significa que o envio fica mais caro).

Se você conferir outras vedações, vale destacar, estão inclusive itens que são de fácil envio e circulação pela empresa, como revistas ou dvds de conteúdo adulto. Eu sei que parece bobagem, mas é muito mais fácil enviar uma Playboy em um envelope (que é proibido por uma lei de 1978, diga-se de passagem), e, ao que diz a lei, o simples fato de usar um embrulho/envelope com a palavra ou marca é suficiente para enquadrar na mesma. E isso que, de novo, é um item fácil de transportar e colocar em um envelope/ou caixa ao contrário de bebida alcóolica que precisa de um transporte mais cuidadoso e embalagem bem melhor ajustada, e, como eu mencionei, teria um custo maior justamente por isso...

Vale destacar que a Amazon, Mercado Livre e outras empresas de entrega (que fazem entrega destes produtos sem problemas), curiosamente também entregam produtos com danos, avarias ou mesmo acarretam em extravios, mas, como é importante destacar pelas políticas dessas empresas (que eu linkei no nome delas pra quem não confere os links), existem condições de devolução e ressarcimento dessas compras, já previstos antes do envio. Então porque particularmente é um problema dos Correios (que são apenas o transportador e não tem qualquer responsabilidade pelo item e pela venda) que o item chegou danificado?

(Pss, se você não sabia a resposta é porque a Jovem Klan, o portal do Alexandre Garcia e outros da patota da Direita gosta de criticar as empresas públicas unica e exclusivamente para justificar a privatização para aumentar os lucros de seus anunciantes e patrões)

E, olha, é normal ter ranço com alguma empresa de entrega. Eu tive problemas com a Jadlog em três pedidos e se ela é a única opção eu não compro com o estabelecimento (porra uma das remessas extraviadas teve alegação de entrega a meia noite para o 'funcionário' no meu endereço - e eu não moro em apartamento ou tenho qualquer funcionário dia ou noite), mas críticas e preferências pessoais não deveriam contaminar uma opinião mais abrangente. Por mais que eu não goste da Jadlog, isso não muda qualquer número de faturamento ou dos resultados da empresa... 

Então, ou é lorota que ele comprou vinho com entrega pelos correios (e quis posar de refinado comprador de vinho e não dizer que era um colecionável de porcelana - o que pegaria mal para a imagem - bwa, há, há, há, há - cultivada na web do cidadão), ou a empresa (e ele) cometeram fraude postal ao enviar um item vedado e proibido alegando que seja outra coisa - como dizendo que o objeto num formato de garrafa de vidro claramente é de plástico e não contém bebida alcóolica para pagar menor tarifa.

Algo disso muda o fato de que os Correios são uma empresa deficitária ou não? Não, mas é curioso que o simples argumento feito pelo cidadão sobre o motivo de não gostar da empresa é uma mentira, o que nunca é um bom começo, não é mesmo...?

Mas tem mais, você se pergunta...?

Bem, sim.

Ao criticar os Correios, o Léo aponta para empresas melhores como a Amazon e o Mercado Livre, e, curiosamente, além do fato que elas podem enviar todos os itens restritos e vedados pelos Correios (o que já aumenta a receita), vale lembrar que, essas empresas tem uma estrutura diferente de lucro (ambas são multinacionais - mas curiosamente ambas foram startups copiando modelos de negócios já existentes, no caso das livrarias para a Amazon e a Ebay para o Mercado Livre), e, caso a Amazon ou Mercado Livre apresentem um resultado deficitário em uma ou mais áreas como no caso da área de entregas, há uma chance disso ficar perdido e desaparecer dentro dos demais resultados da companhia...

Na verdade é parte da estrutura destas empresas consolidar e garantir uma entrega mais rápida, mesmo se isso absorver um prejuízo no médio e curto prazo, e, isso é parte da merdificação que empresas fazem de novo e de novo: Garante o cliente ao consolidar o mercado para depois diminuir drasticamente a qualidade enquanto aumentam expoencialmente o preço quando não existe mais alternativa no mercado. 

E, existe outro aspecto que é mais importante também, mesmo que o resultado das entregas seja baixo ou deficitário para essas empresas (e eu não estou alegando especificamente que é), eles podem compensar os custos com aumento de receita nesses processos, que eu tentarei explicar da maneira menos "economeira" possível.

Veja, cada item vendido no site da Amazon ou Mercado Livre gera uma receita para esses sites (geralmente um valor proporcional ao preço anunciado), algo que se estende aos produtos comercializados por lojas parceiras (sejam pequenos produtores ou lojas gigantescas como a Samsung - mas que, obviamente é negociado diretamente com essas lojas ao contrário do pequeno produtor que tem que aceitar as condições calado). Acontece que, essa não é a única forma de receita.

Sabe a caixinha com a logo da loja ou a fita adesiva com as promoções e ofertas do mês...? Pois é, alguém paga por isso, e, caso você esteja em dúvida, é a empresa que vende (e que, se quiser usar o sistema de logística e garantias, precisa comprar caixas, fitas e outros produtos do serviço de logística).

Quer dizer, se eu vou aos Correios com um envelope pardo padrão embrulhado com fita adesiva e plástico bolha (todos items comercializados em qualquer papelaria), está tudo certo. Mas se eu quero utilizar o serviço de logística das empresas "boas" de entregas, eu preciso comprar caixa padrão, fita adesiva padrão, plástico bolha padrão... Curioso como isso aumenta a receita da empresa enquanto diminui o meu lucro de pequeno e médio empresário parceiro, não é mesmo?

Tudo isso enquanto os Correios são uma empresa brasileira que SÓ fazem o processo logístico (e tenham a função social do envio de correspondência, além de agências em quase todo o território nacional e a garantia de entrega em todo o território nacional - enquanto essas empresas de logística podem, pura e simplesmente, se recusarem a entregar em determinada região). De novo, Mercado Livre e Amazon são multinacionais que lucram com diversas áreas e atividades ALÉM da logística (e com toda a certeza absorvem enormes prejuízos, sabe como com a produção de A Guerra dos Mundos ou um documentário de 40 milhões de dólares sobre Melania Trump - qualé, você está louco pra assistir, confessa!) e isso SE LUCRAREM com a logística em primeiro lugar, até porque podem absorver os prejuízos dessas áreas como parte do processo e garantia de crescimento no setor.

Mas quando Leo resolve criticar gestão, aí meu amigo eu simplesmente não consigo mais manter qualquer pretensão de que existe algo minimamente honesto com sua argumentação. A gestão das empresas públicas brasileiras é ruim...?

Só as empresas públicas brasileiras, né? 

Droga, Trump conseguiu falir mais empresas que a maioria das pessoas trabalha em todas as suas vidas, mas, puta merda entre elas um cassino. UM CAS-SI-NO (deixa digerir essa informação um pouquinho)! E a Tesla de Elon Musk perdeu em 2025 mais de 380 bilhões de dólares (enquanto tem de pagar 1 TRILHÃO para o vilão da pior paródia de James Bond) e, caralho, será que eu tenho que falar sobre a Microsoft nessa altura do campeonato? Sério, desde 2013 os caras estão fazendo cagada atrás de cagada com a marca Xbox além de não lançar nada novo ou interessante desde... Honestamente não sei responder essa... E a última do Game Pass dobrando de preço (mesmo sem lançar exclusivos, e, inclusive, a própria Microsoft caminhando cada vez menos para vender videogames com a aposta do 'This is an Xbox').

Isso sem falar da bolha da IA, e claro que eu poderia falar de mais uma dezena de empresas ruins e mal geridas - teve toda uma CPI sobre a maior fraude da CVM no Brasil e o dono da empresa ainda é considerado um dos maiores empresários do país... 

Mas o problema são empresas públicas brasileiras que não operam com lucros constantes, né...? Sim, os Correios são mal geridos inclusive quando dão lucros, mas a Tesla (beija a mão fechada como se fosse uma coxinha e aponta pra cima) baita empresa foda inclusive dando prejuízo e apresentando ideia bosta após ideia bosta (qualé quem achou o Cybertruck algo diferente de uma bosta?).

Só pra garantir, eu ainda preciso falar sobre o "monopólio" (de envio de cartas) dos Correios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário