Pesquisar este blog

27 de abril de 2025

{Mentira não é liberdade de expressão} É possível mentir muito dizendo apenas a verdade

Se você não sabe de onde vem a frase do título dessa postagem, é de uma propaganda antiga da Folha de São Paulo (sabe, o jornal que apoiou a ditadura militar) dos anos 1990 em que eles falam basicamente a biografia de Hitler sem mencionar nenhum dos muitos crimes contra a humanidade.

 Essa semana de maneira bem clara e inequívoca, a Folha e o Estadão demonstraram isso com a primeira página de seus noticiários como você poderá verificar claramente abaixo:


 

Qual o problema destas duas manchetes? Bem... Apesar das duas mencionarem a fraude no INSS, uma traz o período das investigações enquanto a outra traz a foto do presidente Lula logo ao lado da matéria (sabe, para vinculá-lo diretamente com o escândalo - que começou, pelo menos, em 2019, quando ele não era presidente).

O escândalo do INSS inicia em 2019 (com Bolsonaro no poder) com uma série de alterações ocorridas que permitiram que empresas pilantras fizessem descontos ilegais nos benefícios dos aposentados, e, uma vez que isso se deu durante a pandemia de COVID-19, muita gente mal viu ou percebeu o que estava acontecendo... Ou conseguiria conversar com o INSS (que estava com uma defasagem gigantesca nos processos e Bolsonaro queria empregrar militares para o órgão).

E enquanto eu não quero fingir que não tenha qualquer ligação com o PT ou mesmo Lula (uma vez que já são dois anos de sua gestão e os problemas continuaram, não é mesmo? E existe a alegação de que o irmão do presidente está envolvido em uma das empresas que fazia estes descontos ilegais), é bastante ingênuo para dizer o mínimo levar a questão por esse caminho, pois ignora todo o caminho que fez para chegar até aqui, e nisso todos os problemas.

E os problemas começaram, com toda a certeza, antes de 2019 quando foi facilitado que isso acontecesse e tomasse forma. Mas é importante destacar quando o problema começou e o que ele é (descontos ilegais nos benefícios do INSS) e porque eles ocorreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário