Pesquisar este blog

10 de dezembro de 2021

{Resenhas} Essa Gente - Chico Buarque

Não vou fingir que é um clássico atemporal e o melhor livro que eu li no ano, mas é um bom livro e que retrata bem o cenário atual do país com toda a boçalidade do bolsonarismo e seus reflexos. Os cantinhos escuros cada vez mais na luz, com os monstros sem vergonha de mostrar quem realmente são.
E honestamente, eu acho que isso é tudo que eu consigo dizer sem entrar em spoilers ou realmente desviar do que realmente é o livro e o que é intepretação sobre o mundo real e os absurdos de cidadãos de bem... Até porque o livro é bem curtinho com situações corriqueiras que levam pouquíssimo tempo pra ler e destrinchar.

E mais que isso, o livro está longe de ser perfeito - mesmo curto tem cenas completamente dispensáveis e incongruentes como sonhos e toda uma trama sobre crianças abusadas e castradas dos morros cariocas para cantar música clássica (e eu sei que é uma alegoria sobre uma sociedade apática e inclusive castrada que assiste a todo um abuso de maneira impotente, só não encaixa exatamente com a narrativa do escritor decadente - tão decadente quanto a sociedade e o país que ele retrata em seus livros).

Claro que vai ressoar em ouvidos surdos (os idiotas boçais bolsonaristas já não leram - ou lerão - e não gostaram, enquanto acrescente pouco aos todos os outros demais), até porque ganhou proporção demais por algo que, de fato não é. Sim, é uma crítica ao governo do excrementíssimo senhor presidente, mas não é o magnum opus dessa crítica nem a mais completa e relevante nesse sentido.

Ouso dizer inclusive que é um ótimo esboço que poderia render um livro fantástico se tivesse mais tempo gestando para produzir de fato uma obra mais interessante e coerente (até porque aborda somente o ano de 2019, antes da pandemia e de toda uma enxurrada de merda que veio depois).

Mas, ei, essa gente que tem amigo agiota e se diz cidadão de bem, essa gente que dá calote em banco e se diz empresária, essa gente que toma remédio pra carrapato pra tratar de ameaça viral (e ainda acha inteligente criticar que o país não recebeu um prêmio Nobel - enquanto o presidente da república diz que vacina causa Aids)... Essa gente precisa (e muito) ser retratada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário