Enquanto o mais fácil a dizer seja 'é ruim' e possivelmente uma das piores coisas produzidas nos últimos tempos, cabe ao menos alguns parênteses para se fazer para dissecar porque é tão ruim e o que o seriado faz de tão errado.
A estrutura é bem simples - um assassino serial atormentando um grupo de adolescentes tarados em um acampamento de verão - sendo o ponto do qual a série baseia toda sua temporada, mas a história vai se enrolando e embolando com tramas paralelas que nunca são interessantes, enquanto prolonga por demais a premissa simples para algo completamente parvo e idiota quando se chega ao final da história... Afinal não é apenas um assassino serial e sim muitos, com diversas reviravoltas, ressurreições mágicas e fantasmas amaldiçoados presos a um lugar devido a eventos ocorridos na década de 1950...
Em termos narrativos, essa estrutura expansiva é um risco enorme e que, simplesmente não funciona pelas enormes limitações (das mais variadas capacidades) do roteiro. Não funciona porque a estrutura lógica falha de novo e de novo em formar uma história coerente - tanto num prisma abrangente quanto somente da história em questão - e no fim temos uma bagunça disforme que não serve à estrutura básica ou a uma condição mais complexa e interessante.
Falha em ser interessante, falha em ser inteligente, falha em servir como homenagem ao gênero de horror slasher... Falha em todos os aspectos ao simplesmente tentar coisas demais que não fazem o menor sentido ou que venham a funcionar no contexto mais abrangente posteriormente - como o mafioso gay que produz filmes pornôs que não é mais mencionado na história ou o garoto que morre num trote de fraternidade, mas vai por mim quando eu digo que são várias tramas paralelas que não tem qualquer relevância para a história maior.
São assassinos demais para fazer a história funcionar, elementos demais para que ela faça sentido, histórias paralelas demais para ter algum significado... E isso novamente falha pela baixa qualidade dos atores também.
E enquanto outras temporadas encontraram Kathy Bates, Sarah Paulson e Jessica Lange essa depende do que eu posso somente dizer que é o pior ator em produções que não sejam independentes. Zach Villa é facilmente o nome que vai receber vários prêmios Razzie se eles chegarem ao ponto de se importar com sua atuação tão porca.
Droga, ele faz a Madona parecer boa atriz! O cara é MUITO ruim e boa parte dos eventos da temporada dependem de sua personagem (sei lá eu porque, para ser bem honesto... talvez ele tenha de fato vendido a alma para Satanás ou saiba os segredos sórdidos dos produtores do show), mas seu personagem que é incrivelmente ruim soma a sua terrível atuação e vai tornando cada vez mais intragável o andamento dos episódios.
Não que o talento de bons atores e atrizes serviria para algo mais que ser desperdiçado nesse lixo tóxico que é o roteiro - e a produção com sua continuidade porca em geral, haja visto os fantasmas que mudam de roupas em um lugar desolado do qual não podem sair - mas ao menos poderia agregar algo mais próximo de sentimento para a coisa toda e, quem sabe, produzir um material minimamente curioso.
Ou, quem sabe, investir menos em músicas da década de 1980 e mais em um roteiro coerente com uma única e central história que aborde o tema central (das histórias de horror dos anos 1980 de assassinos imparáveis que perseguem adolescentes tarados) talvez buscando algum viés mais complexo sobre o tema (como a politização de Reagan e a visão dos assassinos vindos dos subúrbios) mantendo as coisas mais simples e sem fantasmas, assassinos protegidos pelo demônio, reviravoltas idiotas, a máfia gay de filmes pornôs, casamentos sangrentos, alas psiquiátricas de hospitais e, claro, múltiplas gerações para contar uma única narrativa. E, claro, sem citar Billy Idol 950.000 vezes já ajudaria também.
Algo mais focado na história do acampamento em 1984 (enquanto ocorrem as Olimpíadas em Los Angeles) poderia permitir maior desenvolvimento dos personagens e mais tempo para que as mortes de cada um deles significasse algo - além do fato que sem seus fantasmas surgindo logo após suas mortes, estas significariam muito mais.
Talvez funcione para quem já é fã do seriado, talvez funcione para quem não gosta de filmes de horror mas queira fingir que está vendo algo efetivamente de horror (como com Supernatural ou, sei lá, Scooby Doo).
Ou simplesmente para quem tem muito mau gosto para seriados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário