Pesquisar este blog

2 de novembro de 2017

{Especial Dia das Bruxas - pt 7} Stranger Things 2 (com spoilers)

Vamos lá: Eu não sou fã de spoilers, e, acho que sempre que possível é melhor não entrar nos detalhes da trama para deixar o leitor/espectador/jogador descobrir as surpresas e miríades que a trama pretende seguir.
Acho mais honesto ser genérico e não entrar em detalhes propositadamente para omitir coisas que podem estragar a apreciação da obra.

Por isso só de vez em quando eu vejo razão para entrar nestes detalhes que, na minha opinião podem estragar a apreciação da obra, e no caso de Stranger Things eles tanto tem com a primeira quanto segunda temporada, pois, na minha opinião a maioria dos problemas decorre da transição entre as duas.

ENTÃO SE NÃO FICOU CLARO AINDA ESSE É UM POST COM SPOILERS!

Como a série destaca, se passou um ano desde os eventos da primeira temporada (quando Will desaparece), e, até aí tudo bem para muitos aspectos: Vida que segue.
Os garotos continuam estudando, Steve começa a se inscrever para faculdades enquanto Nancy ainda sente culpa pela morte de Bárbara (e os pais da garota também querem algumas respostas e explicações), e novos alunos chegam à cidade.
Nada mais que normal, de novo, vida que segue.

Exceto que, bem, outras coisas não se encaixam exatamente, que é onde entram as tramas que envolvem o sobrenatural e, não igualmente relacionada ao sobrenatural, a paranormal Jane/11.
Primeiro o sobrenatural: Por algum motivo sentimental, os monstros do 'mundo invertido' acham que o aniversário de um ano é o momento perfeito para invadir o mundo, mesmo que estejam e estivessem construindo um longo canal subterrâneo por toda Hawkins...

Talvez tenha alguma explicação em algum lugar sobre o fato que o Halloween e o alinhamento dos planetas e a cidade de Hawkins e blá-blá-blá, mas, acaba meio sem sentido que por um ano a única ocorrência digna de nota seja a destruição de abóboras, e depois venha a destruição do mundo como conhecemos (mais sobre isso daqui a pouco).

Mas nada parece fazer sentido no grande esquema das coisas. Aquelas coisas cavocaram túneis enormes sob a cidade em um ano (ou seria mais? Não faz muito sentido pelo que fica subentendido da primeira temporada mas tudo bem) e tudo o que fazem é destruir/impedir o crescimento de algumas plantações de abóboras?

Quer dizer... O 'demadog' quando ainda pequeno comeu um gato sem nem pensar duas vezes... Não seria o caso de, pelo menos, uma diminuição na população de animais domésticos locais?
Sabe, aquela pequena nota que parece idiota mas depois faz todo o sentido do mundo?

Mas francamente essa ameaça é grande demais para o escopo do seriado.
Quer dizer, é um portal para uma dimensão desolada com criaturas terríveis e poderosas - e várias dessas criaturas já estão escapando para cá, inclusive causando pelo menos dois massacres em grupos armados (e, que deveriam ser treinados e acostumados a esse tipo de ameaça que afinal é fruto de suas pesquisas)...
Tudo bem que, de novo, as poderosas e terríveis criaturas só tenham destruído plantações de abóboras em um ano, mas... (Sério, isso me soou incrivelmente estranho que, com tantos desses animais à solta na cidade não teve qualquer reação ou buzuzu).

Aqui eu acho que faltou um pouco mais de competência ao governo ou os militares para essa trama funcionar, ou, simplesmente, um escopo menor... Algum animal terrível escapando da dimensão reversa ou alguma criatura sinistra ou qualquer outra coisa que, bem, uma conspiração do governo pudesse controlar e fazer desaparecer como se nada tivesse acontecido.

Sei que é comum de filmes dos anos 80 (como Goonies ou ET, que são as referências para a série) que o grupo de crianças/adolescentes salve o dia no final, mas existe uma necessidade para adequar o tom da coisa toda.
Crianças encontrarem um navio pirata? Ok, parece forçado e meio sem sentido em alguns aspectos, mas vá lá...
Crianças impedirem uma invasão de demônios transdimensionais...? Parece mais o tipo de coisa de um livro (ruim) de Stephen King... Ou de alguma das séries derivadas dos X-men, Titãs (não a banda, o grupo da DC) ou mesmo do Guaxinim e Amigos...

Agora, mais do que qualquer coisa eu realmente acho que a incompetência dos agentes fica nítida quando o prédio é tomado pelos demadogs e o Paul Reiser simplesmente não faz nada. Reforços? Pra que?

Segundo no ramo paranormal: A trama da 11/Jane me irritou em diversos momentos porque simplesmente ela atinge uma parede bem no começo e não parece que exista qualquer perspectiva lógica para avançar.


Na verdade, a trama dela faria inclusive mais sentido se ela levasse esse ano procurando essas respostas, encontrando a irmã, a mãe e tudo mais, com sua trama contada através de flashbacks ou o que fosse...

Faltou um pouco mais de empenho pra mostrar que ele de fato estava buscando em alternativas, que ele queria o melhor para a menina (coisas que, o fato de escondê-la de seus amigos não ajudam a corroborar, por mais que ele queira dizer que fosse pra escondê-la do governo)... Mesmo mostrar que o governo está assim tão interessado em localizá-la (algo que, com a primeira cena mostrando uma garota com o número 8 e poderes similares dá a entender que, bem, eles não são tão empenhados assim, né?). 
Inclusive porque a personagem parece bastante deslocada da trama, quase sempre só tangenciando a história principal, e, estrelando o pior episódio (que foca num grupo completamente a parte nada conectado aos eventos de Hawkins) enquanto vai de aspirante a X-men para o maldito Professor Xavier, para salvar o dia no episódio final (mexendo a mão em um cenário com fundo verde)...

E puta merda como aquela trama com a 'irmã' parece material para fazer série derivada...Ainda bem (?) que a Fox já lançou The Gifted e vai ficar muito parecido...

No mais, tem alguns pontos que me parecem mais para atender demandas de fãs - como o relacionamento da Nancy com Jonathan, ou mesmo um bocado de maior notoriedade ao caso de Barbara da primeira temporada, e mesmo o momento mais inteligente de Dustin ao questionar o inútil Ted (pai de Mike)... Parece (e provavelmente é) aquele negócio para mostrar que eles enxergaram as reclamações dos fãs e querem agradar.
Pra mim é mais 'meh'. Às vezes funcionou, às vezes conduziu bem algumas tramas, mas outras só embarrigou a trama...

Tem alguns problemas menores - a personagem da Wynona Rider me irritou em uma série de momentos descobrindo as 'pistas' à Dr House - mas francamente passam desapercebidos perto dos aqui descritos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário