Pesquisar este blog

29 de setembro de 2017

{Resenhas} Deadeye Dick - Kurt Vonnegut (1982)

Encerrando o que eu espero seja o primeiro mês de muitos para resenhar todas as obras de Kurt Vonnegut vem aquela que, bem, até o momento é a minha maior decepção na obra do autor.

Sim, desde o começo eu já te aviso que esse livro é ruim e vou até adiantar que a nota é um vergonhoso 4,0/10.

E acho importante comentar isso e até mesmo ler esse livro para, mais do que qualquer coisa ver que mesmo um grande autor às vezes tropeça.

Deadeye Dick (que seria algo como 'Zezinho Tiro-Certeiro' ou alguma gíria brasileira equivalente para uma pessoa que tem excelente pontaria) é um livro que poderia ser muitas coisas e, invariavelmente não é nenhuma. Existem várias histórias curiosas e peculiares que, se focadas e detalhadas, renderiam livros muito mais interessantes que a exaustiva continuidade na narrativa da história de Rudy Waltz e sua família...

Começa com o pai, pintor frustado e esbanjador da fortuna da família que fica amigo de Hitler antes da segunda guerra mundial - e, isso não é exatamente relevante para a trama apesar de ser citado várias e várias vezes pelo trabalho - depois tem um momento genuinamente interessante e que renderia um livro incrível por si só - a narrativa da qual Rudy ganha o apelido de Deadeye Dick ao disparar a ermo uma arma, cuja bala perdida ceifa a vida de uma mulher grávida... Mas aí o livro muda do foco disso para seguir a história de Rudy frustrado em sua tentativa de produzir uma peça de teatro (???). E, em algum momento que reflete o presente no qual Rudy narra a história - e acha relevante oferecer diversos pequenos lapsos narrativos para apresentar as receitas dos pratos mencionados nos capítulos - descobrimos que Ohio foi destruída por uma bomba de neutrons (???)

Isso ainda é só uma versão bem resumida do livro, e eu tenho que insistir que eu não consigo entender tamanho desperdício de potencial em tantas e tamanhas frontes.
Olha, o livro nem é tão longo (umas 275 páginas mais um prefácio) e isso mostra o quão muitas dessas histórias acabam corridas e desfocadas...

COMPLEMENTO: Eu acabei omitindo um detalhe que eu, bem, só tive certeza depois de publicar a resenha, que é o fato que a trama deste livro se cruza com a de Café da Manhã dos Campeões (principalmente), na forma de alguns dos personagens e histórias decorrentes daquele livro.
Isso, particularmente não ajuda ou traz nada de positivo além do fato curioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário