Pesquisar este blog

8 de julho de 2017

{Resenhas} Homem Aranha: De volta ao lar (2017)

Vou me esforçar para não comparar o novo filme do Homem Aranha com os outros filmes anteriores (e, como a Marvel e Sony ignorar por completo que o - desnecessário - reboot de 2012), e mesmo tentar ignorar a inserção casiforçada ao MCU (porque, pelo menos na teoria eu achei uma boa sacada e a melhor noção para um herói adolescente de resolver SER um herói por ter gente mais velha - e com sucesso - fazendo o mesmo para inspirá-lo).
Ou, nessa mesma toada, de fazer trocadalho com a música do Lulu Santos em que ele estava voltando pra casa (di veix).

Dito isso, ato contínuo eu tenho que admitir que eu não consigo pesar o filme direito e dizer, sem sombra de dúvidas qual a minha opinião...
Quer dizer, tem muita coisa que eu não gostei como a bastardização de personagens como Shocker ou o Escorpião (que eu tive que procurar no IMDB pra ter certeza que era mesmo ele) ou a idiotice que fizeram com o 'uniforme' à Minority Report, digo, Homem de Ferro cheio de badulaques visuais e sensores e traquinagens que não fazem sentido (e, falando de sentido, ignorando o Sentido de Aranha).
Tem também um elemento da história sobre o Abutre e Homem Aranha (que eu acho spoiler) que me irritou, mas eu prefiro não explicá-lo para não estragar a experiência de quem não viu.

Tem muita coisa neutra que não me incomodou mas também não me agradou nem um pouco - como as participações de Downey Jr ou do drama escolar - ou a forçação de propaganda(s), mesmo de produtos da Disney, como a Estrela da Morte de Guerra nas Estrelas (tá, ele é nerd, eu sei, mas Game of Thrones ou The Walking Dead são bastante populares e ressoam bem mais com os adolescentes de hoje em dia...).
De novo, não é ruim como o primeiro ponto, mas também não é bom como o que eu destaco no próximo parágrafo...

Como a excelente atuação de Tom Holland, de novo, construindo um personagem muito mais crível e interessante que o Homem Aranha nos quadrinhos nas últimas décadas... Inclusive o arco do personagem no filme é muito bem construído e bem inteligente.
As inserções do MCU tiveram um variado grau de acerto, mas os vídeos educativos com o Capitão América são um achado!
Poucas vezes eu vi algo tão brilhante concebido para um filme!
E, Michael Keaton, ainda que seja um vilão bosta (o que ele é, afinal, É o ponto do Abutre) consegue destacar o personagem de maneira interessante e ameaçadora com nuances que só um ator do gabarito de Keaton para conseguir.

Então eu fico indo e vindo para fazer a conta, e no fim, a conta não bate.
Ignorando tudo que veio antes, sim, é um filme passável e divertido (como Capitão América: O Primeiro Vingador), não vai mudar muitas opiniões mas mostra a que veio.

Mas considerando contextos, bem, fica mais difícil (como Homem Formiga, quando você SABE que podia ser um filme do Edgar Wright, mas os idiotas da Marvel achavam que sabiam mais que o melhor diretor em atividade)... Quer dizer, o que esse filme tem de melhor que os filmes de Sam Raimi?
Além de quase duas décadas de avanços tecnológicos e sucessos no gênero que facilitaram a obtenção de recursos (cada vez maiores) e estrelas (cada vez maiores), inclusive GRAÇAS ao próprio Raimi?

Então eu acabo com um filme complexo demais para sintetizar... Tem muita coisa boa, tem muita coisa ruim, tem muita coisa que nem fede nem cheira.
Acaba naquela 'Podia ser muito melhor, podia ser muito pior, mas é mais um produto medíocre da Disney voltado para o consumo em massa' (digo isso porque serve pra 90% das resenhas sobre filmes da Disney nos últimos 30 anos ou mais).

Pro meu gosto, particularmente, é um filme que gostei de ter assistido, mas não faço a menor conta de rever... Talvez se estiver passando numa reprise enquanto eu estiver mudando de canal algum dia...

Nota: 5,5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário