Pesquisar este blog

26 de abril de 2017

{Resenhas} Aliens, o Resgate (James Cameron)

Nota: 9,2/10
Quando se fala em continuações, poucas vezes se consegue ir melhor que Aliens (o Resgate, porque afinal ele precisa de um subtítulo).

Elegante desde o título (um singelo 's' ao final, indicando claramente a pluralidade e volume que define o escopo do filme), James Cameron vai em uma direção bem diferente e pinta um quadro que é bem mais de ação que de horror, mas ainda assim consegue capturar com maestria o universo e personagens.

Sigourney Weaver volta como Ripley, resgatada 57 anos depois dos eventos do primeiro filme (continua enxuta pra caramba), e enquanto tenta se reaclimatar com a rotina, ela é convocada por uma empresa que pretende colonizar o planeta (ou, mais precisamente uma lua do planeta) onde ocorreram os eventos do primeiro filme.

Weaver consegue uma performance embasbacante com a superação de sua personagem - ainda mais na versão estendida em que somos apresentados ao fato do falecimento da filha de Ripley, uma filha que ela tão pouco conheceu - e não é à toa que garantiu uma indicação ao Oscar (e Globo de Ouro) como melhor atriz.

Do mais são muitas das notas similares do primeiro filme - atmosfera, construção de mundo e personagens, desenvolvimento gradual para chegar a um inevitável, e nesse caso esperado, confronto - mas com um bônus de que dessa vez Cameron subverte as expectativas.

Enquanto Alien se vale mais do horror psicológico da criatura monstruosa se escondendo no escuro, Aliens não tem medo de te mostrar os monstros (ou mesmo preparar os personagens com equipamentos para enfrentá-los)... Só que é mais para uma degustação, para um crescendo entre a chegada à colonia devastada, o confronto com a primeira criatura e os primeiros grupos até o encontro com a maldita rainha.

Eu adoro esse filme, e ele é uma das melhores continuações de todos os tempos (em gênero, número e grau), na essência de ser uma aula-magna sobre como fazer, mas ainda assim eu tenho um enorme problema com o personagem de Paul Reiser, Burke.
Em partes o personagem, em parte o ator (principalmente o segundo, porque tenho certeza que alguém mais competente entregaria uma atuação melhor), mas ele sempre soa como artificial e falso durante o filme, e acaba me afastando do desenvolvimento da trama enquanto eu imagino mentalmente como seria melhor se alguém desse um tiro naquele personagem ou fosse representado por alguém mais competente (ao ponto que eu inclusive imagino a garota atriz interpretando Newt, que eu quase acho que faria um trabalho melhor)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário