Nota: 6,7/10 |
Depois de tantos livros que li de Philip K Dick nos últimos dois anos eu realmente acho que descobri como funciona(va) o processo criativo do autor. Ou ao menos um dos processos.
Com um título como 'Espere agora pelo ano passado' (no original Now wait for last year), me parece que o primeiro passo era exatamente de criar um título bizarro com um conjunto de palavras que de maneira alguma fariam sentido juntas (Androides sonham com ovelhas elétricas?, Lembramos pra você a preço de atacado, Fluam minhas lágrimas, disse o policial - e juro que não inventei um único desses), e depois tentar construir uma história que se adeque ao título.
Não que a trama do dr Eric Sweetscent cuidando de artificiórgãos (que são exatamente órgão artificias) transplantados em ricaços e chefes de estado em meio a uma guerra interplanetária que a Terra se meteu depois da primeira viagem ao espaço sideral e que será resolvida graças a uma droga milagrosa que permite ao usuário viajar no tempo (além de ser altamente viciante e causar danos irreversíveis ao usuário), bem, não que essa história não seja interessante.
Mas sinceramente em meio a tantas viagens no tempo, presidentes hipocondríacos, ex-conjuges raivosas (claro que sim, é um livro de Philip K Dick, você DEVE esperar uma ex raivosa como você deve esperar alguém com problemas com alcoolismo num livro do Stephen King), você começa a se perguntar sobre o processo criativo do autor. Porque eu simplesmente não consigo imaginar que ele escreveu a história e depois pensou no título...
Pelo menos aqui tem que ser o oposto.
É meio esquecível, principalmente quando você chega ao final e se pergunta em que tipo de conseqüências efetivamente geraram todas aquelas viagens no tempo e se efetivamente alguma coisa se resolve(u), mas honestamente, é ao menos interessante. É um livro bem peculiar, e, em se tratando de Philip K Dick isso significa volumes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário