Pesquisar este blog

6 de fevereiro de 2018

{Resenhas} Androides sonham com ovelhas elétricas? - Philip K Dick

Blade Runner mudou a ficção científica nos cinemas - e não apenas isso, com sua influência enorme na cultura pop que foi construindo e expandindo sobre a ideia desse universo punk futurista.

O livro publicado em 1968 e que inspirou o filme, bem, ainda sofre do mesmo destino do autor e padece em certa obscuridade - por mais que tenham adaptações a dar com rodo, e, quando Hollywood precisa de ideias para produzir filmes ruins é justamente a fonte inicial que buscam.

O primeiro ponto que eu preciso destacar é o quanto ele é diferente do universo criado para o cinema de algo futurista, cheio de neon e luzes brilhantes. O livro de PKD traz um mundo que parece algo saído de Fallout, sujo e estéril com uma estética dos anos 50 ou 60 que traz em conjunto alguns avanços tecnológicos que não deveriam haver nessa época.

Mais que isso, o livro expande em conceitos sobre religiosidade e mídia (que em momento algum são tangenciados pelos filmes) como percepções do imo inserido em sua sociedade - e do que ele representa nela.

É justamente dessa condição religiosa que advém a ideia das ovelhas elétricas, uma vez que a religião padrão da sociedade do livro, o Mercerismo, prega a ideia de que os seres humanos precisam do contato com animais para estabelecer, desenvolver e provar sua empatia - algo inexistente nos androides/replicantes.

Disso reside toda a obsessão do Deckard do livro, em juntar o dinheiro da coleta de recompensas pelos androides para poder arcar um animal de verdade, e assim se inserir melhor à sociedade (pois ele e sua esposa se vêem marginalizados por possuírem apenas uma réplica de um animal, uma ovelha elétrica).

Isso cria uma série de situações peculiares para a narrativa, e, juro que estou sendo o mais moderado possível na condição de revelar algum detalhe da trama.

Vale muito a pena para quem é fã de ficção científica complexa (a pergunta sobre a natureza humana e o que isso significa permeia todo o livro), e é um excelente complemento para o filme de Ridley Scott.

Espetacular.
Nota: 10!

Um comentário:

  1. Muito boa dica! Eu também achei o filme de Blade Runner muito bom. Para mim foi um dos filmes mais interessantes do gênero que eu vi até agora. Além eu fiquei muito animada quando eu vi a sequela no cinema. Blade Runner 2049 foi muito bom por que usou elementos clássicos dos filmes do gênero. Você também viu? Eu gosto muito da história dese filme por que não é tão previsível como outras. Definitivamente vou ler o livro de Philip Dick. Parece muito interessante!

    ResponderExcluir