Nota: 7,0/10 |
Se eu não falei antes, eu amei essas capas da Aleph para a começão de livros com as obras de Philip K. Dick. São uma ilusão de ótica que resume - ao mesmo tempo que confunde - a obra do autor de maneira simples e minimalista.
Se não dá para julgar um livro pela capa, com certeza dá para sumarizar, e, esse acabamento gráfico da editora está de parabéns.
Também merecem os parabéns o trabalho editorial ao compilar nessa obra lançada em 2012 algo inédito no mundo, trazendo vários contos (e livros curtos) que inspiraram sucessos no cinema, como Minority Report - A Nova Lei de Steven Spielberg ou O Vingador do Futuro de Paul Verhoeven.
Nem todos os contos são inteligentes, vale destacar - o que inspirou O Vingador do Futuro, por exemplo, chamado de "Lembramos para você a preço de atacado", que ao contrário do filme (pelo menos o de 1990) parece mais uma piada quanto mais perto do final, somente esperando para a frase de efeito...
Pra mim é o pior de todo o livro por ser tão decepcionante em sua construção de meras trinta páginas.
O filme de 1990, pra mim é vastamente superior.
Tem pelo menos mais um ou dois contos (Impostor, com toda a certeza mas O Pagamento, apesar do final idiota é um conto bem interessante e construído - ambos inspiraram filmes de mesmo nome) que, pra mim, não funfaram também, mas a grande maioria é de ótimo a excelente.
Destaco o tenso Segunda Variedade (que gerou o filme Screamers - Assassinos Cibernéticos), O Homem Dourado (gerou o filme O Vidente que eu realmente não me lembro de se parecer em nada com o material do conto) e O Relatório Minoritário (do já citado Minority Report - A Nova Lei)
Sobra o conto final 'Equipe de Ajuste' (que inspirou o filme Os Agentes do Destino) e, enquanto eu não gostei particularmente do resultado, eu vi uma história interessante que poderia render um caldo maior se mais explorada em um conto mais longo, ou um livro ou...
Tinha como render mais do que o material apresentado.
No final é uma ótima compilação de contos mais famosos, e é fácil uma porta de entrada para um autor tão bizarro e maluco como Philip K Dick.
Nenhum comentário:
Postar um comentário