Pesquisar este blog

13 de fevereiro de 2018

{Resenhas} A Pequena Loja dos Horrores (1986)

Nota: 9,0/10
O que dizer de 'A Pequena Loja dos Horrores' dirigido por Frank Oz e lançado em 1986, além de que é uma das mais estranhas comédias já produzidas?
Claro, se você quiser avaliar de outra forma, é um dos filmes de terror mais estranhos já produzido também (com um elenco repleto de comediantes que inclui mas não se limita a Rick Moranis, Steve Martin, John Candy e Bill Murray).

Ou você pode encarar como um musical e aí qualquer coisa vale - um dos mais famosos por muito tempo estrelava gatos de rua... Mas não é só um musical bobo, não é mesmo?

Existe todo um contexto de Crime e Castigo de Fiódor Dostoiévski na trama de Seymour (vivido por Moranis) avaliando a possibilidade de cometer um crime para conseguir o que deseja para sua vida, além das moiras/graças que narram a trama toda através das canções, e, deixe-me lembrar que esse é o mesmo filme em que uma planta carnívora gigante fala (e quer dominar o mundo).
Dizer 'muito tolo' para alguns dos aspectos é vislumbrar de maneira simplista e ignorar todo o contexto e o trabalho do roteiro.
Sim é tolo - e eu quase esperava que ao final Graham Chapman surgisse vestido de militar para dizer que é muito tolo e para seguir adiante. Ou que a Hera Venenosa estivesse por trás da coisa toda...

Mas o simples fato de que é uma comedia que se permite tons de horror (e horror de verdade, porque está repleto de mortes e desmembramentos, vale lembrar) e números musicais que são bem executados e são um belo deleite (e olha que eu odeio musicais). E vale lembrar que bem no começo o filme critica de maneira nada sútil a questão da (má) distribuição de renda, e, o protagonista vivido por Moranis literalmente dá o sangue pelo seu serviço...

No fim das contas é um filme muito divertido e que oferece bem mais do que qualquer um imaginaria receber de um filme sobre uma planta falante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário