Pesquisar este blog

18 de novembro de 2025

{Reagindo aos Reaças} Economistas que prevem sempre o pior (e erram constantemente)

Uma constante reclamação econômica que vemos de novo e de novo é como o Brasil vai quebrar, como o dólar vai disparar e a inflação e o meteoro vai cair...

Eu acho que o vídeo do grupo Gaia explica de maneira bem simples como 95% das análises de economistas nos últimos 5 anos estavam erradas (curiosamente, né?) sempre prevendo valores muito piores que a realidade.

A resposta, em linhas gerais reside na tributação mais alta para gente mais rica - que entra em pânico e usa seus veículos de comunicação para disseminar caos e vender que imposto mais baixo para gente rica é melhor para todo mundo (sabe, trickle down economics que até hoje não trickled down?), e aí dá-lhe o pânico de que os bilionários vão deixar o país.

Quer dizer, o Ratinho (cujo filho é governador no Paraná, vale lembrar) deixou o país para o Paraguai, e a Lupo também, meu Deus, é o fim do mundo, não? Bem, não necessariamente porque não é assim que o dinheiro funciona.

Quem sabe se o Ratinho se mudar de vez para o Paraguai a emissora porcaria onde ele trabalha não o demita e coloque alguma coisa que talvez gere audiência no horário, e, sabe, gere novos empregos para redatores, diretores e toda uma equipe de produção assim como trazendo anunciantes...? Mas, lógico que isso não vai acontecer porque o sujeito deixa o país mas não abre mão da boquinha, porque, de novo, não é assim que o dinheiro funciona.

Em análise feita sobre quantos bilionários migraram em 2024 em virtude de mudanças tributárias, os números são tão insignificantes que estão perto de 0. E o motivo disso não é particularmente difícil de deduzir - o problema não é a evasão fiscal de milionários ou bilionários, mas os empregos qualificados como de médicos, engenheiros, galera de TI e demais cargos que deixam um local quando uma empresa se realoca.

Mas como vemos de novo e de novo, as empresas não tem particularmente interesse em se realocar. Droga, longe disso elas não querem nem manter a galera no Home Office - e vão tentar desestabilizar seus funcionários para acatar as normas e criticá-los abertamente por criticar a postura da empresa, né, Nubank que é diferentão dos dinossauros

Jogam o pior cenário apostando pesadamente (e muitas vezes nem nesse pior cenário, só para ter uma cortina de fumaça mesmo) buscando maximizar seus lucros ao criar caos no mercado, coletam os lucros e fazem tudo de novo, e, quando você tem recursos para publicidade e para financiar partcipações em eventos importantes (inclusive promovê-los) e veículos de mídia - é fácil parecer um especialista mesmo quando você não acerta uma.

 

{Editado mais tarde no mesmo dia} Ah se eu soubesse que hoje correria a ação da PF contra o criminoso presidente do Banco Master, hein...? {/fim da edição} 

Nenhum comentário:

Postar um comentário