Pesquisar este blog

7 de outubro de 2024

{Resenha lixo} Minions 3

Meu Malvado Favorito é uma franquia que eu confesso que não entendo o fascínio além do charme dos personagens amarelados que falam num italiano embromado e são obcecados por banana.

Nenhum dos filmes é particularmente bom (exceto esse último que é genuinamente terrível, mas mais sobre isso depois) e efetivamente o material mira confortavelmente pelo medíocre desde o primeiro filme da franquia. Atuações medíocres, roteiros medíocres, animação medíocre e por aí vai.

Se eu tivesse que apostar, eu diria que o maior custo de produção da franquia até o momento se dá no departamento musical com os gastos para conseguir os direitos para usar músicas como Bad de Michael Jackson ou basicamente todas as músicas de Pharell Williams (que era relativamente desconhecido quando saiu o primeiro filme em 2010 e continuou produzindo para os filmes seguintes). Ainda mais considerando que a animação não evoluiu ou mudou substancialmente desde o primeiro filme de 2010 (ao contrário de franquias como, sabe, O Gato de Botas com relação a seus antecessores ou, bem, é só conferir o que aconteceu com a Pixar e Toy Story).

E considerando ainda que os filmes da franquia existem porque eles são uma mina de ouro para vender produtos licenciados dos Minions (sejam novos bonequinhos amarelos, seja sorvete sabor banana, seja... Onde conseguirem colocar estes personagens, pode ter certeza que eles estarão lá), é fácil entender porque o filme de 2024 existe e porque é tão ruim.

A diferença dessa franquia com seu spin-off focando somente nos monstrinhos amarelos é que aqui existe o narigudo Gru para motivar e conduzir a trama dos monstrinhos amarelos. Gru não tem um arco narrativo, história ou mesmo uma razão de existência que não seja motivar os monstrinhos amarelos para suas desventuras tresloucadas (sendo submetidos a experimentos para produzir mais produtos licenciados, seja indo para a prisão para ter uniformes diferentes para produzir mais produtos licenciados, seja virando super heróis para produzir mais produtos licenciados).

Gru, sua família e sua narrativa é só tangente para a produção de brinquedos. Mais ou menos como o lanche do McLanche Feliz...

E em nenhum momento isso fica mais claro com um filme que simplesmente não tem o menor argumento ou lógica...

Gru acaba com medo de um vilão com o qual estudou e agora ele encara sua mortalidade (numa franquia que inicia com o vilão tentando literalmente encolher e roubar a lua - e, vale lembrar que o vilão que faz Gru encarar sua mortalidade literalmente se transforma em uma barata) numa crise de meia-idade que é meio clichê de quartos filmes de franquias, não?

Ah, mas ESSE vilão é diferente e pior que os outros dos cinco filmes anteriores! Ele é vivido por Will Ferrell (e vira uma barata!)! Por isso eles precisam se mudar para o serviço de proteção a testemunhas e assumir novas identidades para que essa turminha da pesada arrume altas confusões...

Droga... Porque os filmes da Laika não conseguem ressoar com o público dessa forma? Mesmo os piores deles como O Elo Perdido tem mais trabalho na animação de uma gravata borboleta que em praticamente um filme inteiro da Ilumination! Os Boxtrolls poderiam facilmente substituir os Minions, não?

Infelizmente o mundo em que a Laika produz uma mina de dinheiro a cada filme não é o mundo em que vivemos e temos que esperar o próximo Meu Malvado Favorito (ou talvez um reboot da franquia agora com Bill Skarsgard).



Mas não é nada disso que está me incomodando realmente, né?

Não... Não...

É o fato que eu me lembro de ver nos cinemas esse filme e ter um grupo de adolescentes idiotas na fileira atrás que ao final do filme resolveram bater palmas, porque (nas palavras deles) esse é o último filme da franquia.

Mesmo que o filme fosse de fato bom, será realmente que falhamos tanto assim com nossa juventudade que eles não tem a capacidade de entender que um estúdio não abriria mão dessa mina de ouro até que ela esteja completamente esgotada e arrasada? E mesmo assim, considerando a Hollywood atual, o que impede de um reboot ou uma versão live action daqui alguns anos?

Pra quem acha que essa foi a última vez que um monstrinho amarelo ajudou uma rede multibilionária a vender algum produto com aromatizantes terrivelmente artificiais de banana, bem, eu tenho um amigo príncipe nigeriano que está precisando de uma grana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário