Pesquisar este blog

14 de abril de 2024

{Em busca do pior...} Episódios dos Simpsons. A lição do escorpião

Eu acho que a vigéstima segunda temporada de Os Simpsons é uma das piores temporadas do show, e possivelmente eu acabe falando de mais um ou dois episódios dessa temporada aqui neste mesmo espaço que busca o pior episódio da série (Sim, Pai Furioso, o filme, eu estou olhando para você), mas o 15º episódio, a Lição do Escorpião (ou The Scorpion's Tale) é provavelmente um dos piores episódios da série pelo motivo mais simples e claro que eu posso dizer: Ele não é um episódio de Os Simpsons.

Certo, feito o sensacionalismo e o choque da revelação do parágrafo anterior, vamos deixar claro que o argumento não é que o episódio não pertence à série ou qualquer coisa tão ou mais idiota nesse estilo (que envolveria chapéus de alumínio). Nada disso. É só que o roteiro parece muito mais algo rejeitado de South Park do que um roteiro de Os Simspsons.

Veja pelo enredo: Uma criança consegue desenvolver um produto que todo mundo quer (mas em virtude de sua ética se recusa à vender para a indústria farmaceutica) enquanto outra criança enxerga a oportunidade e lança o produto no mercado assim mesmo. No entanto consequências não previstas se dão e escatologia se segue.

Se ao invés de Lisa e Bart as crianças fossem Kyle e Cartman, possivelmente pouco ou nada seria diferente (talvez a escatologia mais grotesca do que somente olhos saltando dos glóbulos oculares, mas, bem, são os Simpsons afinal de contas). E enquanto o aspecto da escatologia é um problema substancial - que me incomodou na primeira vez vendo o episódio e ainda hoje quando revi para fazer esse comentário - não é tanto o fato que ele está ali que é o problema.

Episódios do Dia das Bruxas ou de Comichão e Coçadinha produziram imagens muito mais chocantes e "fortes" (e honestamente eu sou alguém que cresceu com jogos de Mortal Kombat e filmes de terror como Halloween e Sexta-feira 13), então é mais o tom cômico para as cenas escatológicas que é o problema e que não encaixa.

Idosos saltitando alegremente enquanto seus olhos estão para fora do rosto porque estão sob efeito de alguma medicação mágica criada por Lisa, e tudo isso para uma conclusão estúpida e ridícula que nem efetivamente podemos chamar de conclusão (que essencialmente é a de que os Boomers são espetaculares e incríveis e todo mundo que vem depois deles é patético?).

Droga, eu realmente odeio esse episódio. Ele não funciona, as piadas não são engraçadas, a ideia e conceito não é interessante, e, mesmo se fosse um episódio de South Park (como eu disse antes) ainda seria um episódio ruim e sem graça de South Park.

E como eu disse antes, essa é uma temporada com episódios bem ruins como o do Pai Furioso (que eu pretendo falar mais sobre ele), o episódio com Cheech e Chong (sabe, dois humoristas que faziam piada sobre maconha dos anos 1970 até atualmente...?) e pelo menos mais uns dois ou três episódios bem fracos. Mas esse realmente é extraordinariamente ruim.

Ruim porque várias das ideias já foram trabalhadas antes em episódios muito melhores. Um Simpson inventa algo que faz as pessoas felizes e com potencial de muito dinheiro e/ou consequências desastrosas? Moe Flamejante? Vovô Simpson contra a Inadequação Sexual? Homer, o fazendeiro (com a mistura de tomate com tabaco, tomaco)?

Quer dizer, além dos olhos saltando para fora das órbitas (e do final puxando saco dos boomers) o que esse episódios apresenta de interessante, original ou diferente? Exatamente...

Nota: 1,0/10 (somente por ter Werner Herzog).

Nenhum comentário:

Postar um comentário