Felicidade é uma palavra que, ao meu ver, é assustadora. Ela é vazia em significado afinal tem diversos valores e condições aos quais pode e é atrelada. E o pior de tudo é que ela não tem nenhum real significado, mas todos podem ser usados, e geralmente contra você.
É uma palavra vazia perfeita para demagogos, oportunistas, golpistas (ou também hoje conhecidos como 'coaches' e 'psicólogos positivistas' mas que honestamente vale como os outros adjetivos anteriores também) pois pode significar tudo o que justifique a próxima venda.
Ei, como você pode ser feliz sem sua casa própria? Sem um bom emprego? Sem um relacionamento? Sem um MBE com base em matérias de Harvard? Ou um passeio de submarino para ver os destroços do Titanic...? E num cenário geral lidando com o bullying constante de uma sociedade ditando valores, propósitos e condições que bem, podem significar pouco ou nada para você - mas cuja sociedade exige que você se conforme e se adeque ou te triture como carne moída no complexo tecido social.
Tudo na sua vida depende da felicidade (que é ou pode significar milhões de coisas) mas para facilitar sua vida, nós podemos te oferecer esse produto que te colocará a um passo mais próximo de atingir seus objetivos e sua felicidade...
Só que nada disso realmente importa, afinal a felicidade tem muito mais de debate filosófico e teológico que efetivamente prático, e não uma escadinha que você vai subindo até chegar ao patamar ideal ou um jogo de bingo em que você completa as colunas e fileiras e assim obtém seu prêmio.
A verdade é que a felicidade é algo que depende mais da percepção de mundo e seu contexto nisso, e por isso tem tantos significados e condições diferentes, em busca de uma felicidade transitória na condição de que ela não seja.
Só que ela é. É fugaz e breve.
A felicidade não é um estado de espírito mas uma condição ou momento (ou coleção deles) que muitas vezes funciona somente em retrospecto. Só que ela é algo integralmente seu, e somente seu.
Não existe algo que um coach malandro (sim, pleonasmo, eu sei) possa te vender para justificar sua busca pela felicidade (garantida pela constituição dos Estados Unidos e os direitos humanos da ONU). Não é ganhar na loteria ou encontrar o amor da sua vida que vá mudar qualquer coisa em sua vida.
Um pôr do sol perfeito com uma pessoa especial é um momento fantástico para encerrar um livro, filme ou seriado, mas não significa muito mais que um padrão que pouco ou nada significa (se alguma coisa).
Nenhum comentário:
Postar um comentário