Pesquisar este blog

4 de dezembro de 2018

{Editorial} A Terra Plana

Uma das recentes discussões que vem a me tirar do sério (e bastante) é a teoria que vem pululando em redes sociais por um grupo cada vez crescente de gente que acredita que a Terra é Plana.
Droga, teve até uma conferência internacional de terraplaneiros nos EUA...
Enquanto eu imaginava que fosse só gente querendo tirar onda e fazer gracinha na internet, bem, dane-se. É fácil entender gente querendo fazer graça e criar memes.
Mas tem gente realmente levando isso a sério e essa situação (a de gente levando a sério uma teoria absurda e facilmente refutável) é um tanto mais preocupante.

Veja, não vou perder tempo pra explicar os quês e porquês. Erastotenes bem antes do nascimento de Cristo foi capaz de medir a circunferência da Terra (com enorme precisão) somente com o uso de trigonometria... E tem um vídeo bem simples (que eu postei aqui em 2012) sobre falhas conceituais de cálculos físicos que aprendemos no colégio.
Nem mesmo a complexa teoria de que o universo pode ser de fato um holograma (altamente complexo) que daria alguma validade à teoria da Terra Plana (mas não vamos fingir que os terraplaneiros realmente tem algum mínimo de fundamento científico em suas alegações) e que pode ser a base dos terraplaneiros modernos (mas eu duvido piamente).

Essa questão me parece mais com a questão das vacinas causando autismo, que o aquecimento global é real ou nos cristãos que ainda se recusam a aceitar a teoria da evolução de Darwin (mesmo que a teoria do Big Bang que basicamente prova que o universo surgiu sem a intervenção divina tenha surgido no Vaticano). Isso é uma questão do controle de informação - tal qual o faziam os líderes religiosos em tempos que a vasta maioria da população era analfabeta, e, portanto podiam interpretar a Bíblia ou a legislação como bem lhes aprouvesse.

Disseminar quantias abissais de desinformação é uma forma de controle - também chamado de firehosing, e eu já comentei sobre isso antes - , garantindo o bom e velho farol de Alexandria em meio a neblina da confusão de meias verdades. É assim que a Fox News e Trump se consolidaram nos EUA (mesmo que para isso criem uma realidade alternativa que em muitas instâncias está em conflito direto com o mundo real).

Mas porque recusar os fatos ou a ciência? Bem... Porque a ciência está errada... às vezes, e isso é o constitui a ciência em seu estado mais puro, enquanto fanáticos religiosos não se importam nem tampouco jamais se importaram em rever e reavaliar conceitos.
Droga, Deus é infalível e criou um mundo perfeito, como diabos seria necessário que animais, plantas e demais seres vivos evoluíssem?

A Terra não é plana, mas argumentar com algum idiota que crê nisso (apesar de todas as provas em contrário) só vai fazer com que alguém inteligente desça ao nível de alguém tolo o suficiente para refutar algo que um homem a milhares de anos sem calculadoras, computadores ou internet provou com enorme precisão somente por observação e trigonometria.
No entanto gente com tempo demais em suas mãos mas pouca inteligência em seus cérebros tenta refutá-lo - sem ao menos saber porque...

Nenhum comentário:

Postar um comentário