Pesquisar este blog

28 de janeiro de 2018

{Editorial} O Poderoso Chefinho? Sério?

Sim, eu estou um pouco surtado depois das indicações do Oscar nessa semana e uma série de coisas me perturbaram em várias escalas - algumas mais do que outras (quer dizer, Poderoso Chefinho? Sério? Aquele filme em que o Alec Baldwin repete o mesmo papel que ele vem fazendo desde a década de 90 com Sucesso a qualquer preço só que na forma de um bebê? É sério essa porra? Eu não bati a cabeça e acordei no mundo bizarro - e se foi, alguém me avisaria por gentileza?), e eu até me perguntei várias e várias vezes se eu deveria fazer uma lista com as minhas opiniões para o prêmio.

Sentei em posição fetal por uma hora e meia (sério, Poderoso Chefinho? Touro Ferdinando? Porra só vou recuperar minha fé na Academia se pelo menos The Breadwinner sair o vencedor dessa nhaca) contemplando minhas decisões na vida e repensando sobre uma série delas, até que na terça chegou o meu blu-ray de Dunkirk e resolvi rever ao filme que pra mim foi o melhor do ano passado.

Mas isso não me ajudou muito e não mudou ainda a minha perspectiva da lista dos indicados.

Continuo assustado com o quão políticas as indicações foram (de novo), e numa complacência para parecer que os velhos brancos que lideram os estúdios respeitam a diversidade e inclusão...
Nada contra os filmes indicados em particular (até acho que é uma lista no mínimo decente, e que representa bem 2017), pelo contrário meu problema está nas outras listas.

Acho que 'Corra!' é um filme bem legal e tudo mais (mais pra um episódio perdido de Black Mirror que um filme de terror digno de indicação - quando esnobaram O Iluminado, por exemplo), mas pra mim está longe de ser merecedor de uma indicação como melhor filme (e melhor diretor), ainda mais quando o filme tem um terceiro ato horroroso, com uma conclusão forçada e que não parece coerente com o tom e a estrutura que a narrativa vinha construindo até ali.

E até entendo que, no contexto de 2017 ele é um filme importante e representativo (ainda que não um dos melhores do ano), e, reitero que filmes piores já foram indicados.

Entendo a crítica que o filme faz, e a capacidade e competência com que atinge a marca, só que eu já vi filmes muito melhores fazendo o mesmo - e passarem longe do olhar de listas e indicações. Mas até aí os Oscar indicou o horroroso 'Histórias Cruzadas' em 2011 pela tangente ao tema...
(E isso sem falar de Conduzindo Miss Daisy, mas até aí acho melhor esquecer mesmo, né?)

Ator e atriz trazendo pela ducentésima vez Meryl Streep e Daniel Day Lewis (ei, todo mundo sabe que eles são tesouros nacionais, mas o Tom Hanks também - e o Steven Spielberg pelo que vale)... Não custa dar uma chance a outros - e reconhecer outros talentos.

Que tal a talentosíssima Ana De Armas por Blade Runner 2049? Ou a espetacular Laura (Dafne Keen) de Logan? Isso sem falar de Zoe Kazan em Doentes de Amor (The Big Sick), Jennifer Lawrence por Mãe! (ei, o filme é estranho mas a atuação dela é o fio condutor pra coisa toda funcionar), Emma Stone por A Batalha dos Sexos (ela está ótima) e mesmo, e porque não, Gal Gadot pela Mulher Maravilha (uai, se o PODEROSO CHEFINHO FOI INDICADO PARA MELHOR ANIMAÇÃO...)

Então eu acabo no mesmo lugar que eu comecei (em posição fetal chupando o dedão direito e me mexendo para frente e pra trás me perguntado como diabos ELES INDICARAM O PODEROSO CHEFINHO?????), a um ponto que eu realmente não consigo entender o que se passa.

2017 foi um ano espetacular para o cinema (ei, qualquer filme que tenha um filme de Christopher Nolan E Edgar Wright já é um bom ano), e talvez isso torne mais difícil a escolha e as indicações sejam tão difusas (e confusas).

E talvez minha indignação com o Oscar seja um pouco de escapismo com o Brasil que deixa de ser país de piada pronta para se tornar livro de Thomas Harris.
Prendem um Dragão Vermelho e logo tem um Canibal que come gente à solta nas ruas, e uma Fada do Dente (sempre com seu pozinho mágico) e um Buffallo Bill de Mello (ou seria Bufallo Bill Dória?)...

Um comentário:

  1. Na verdade não sou muito fã de ver filmes infantis, mas eu adorei O Que Será de Nozes 2, eu recomendo muito! A história é muito divertida e original, pelo mesmo, tanto crianças como adultos podem desfrutar dele. Eu recomendo, é um de os melhores filmes animação, acho que o ator principal fez um trabalho excepcional e demonstrou suas capacidades, adoro assistir filmes animados! É um filme que vale muito a pena ver. Adorei a participação de Jackie Chan. Espero poder seguir de pertos seus próximos projetos para a evolução do seu trabalho. Realmente recomendo!

    ResponderExcluir