Pesquisar este blog

15 de setembro de 2017

{Resenhas} Cama de gato (e a colher de prata - 1963)

Cama de Gato publicado em 1963 é um livro que eu tenho opiniões difusas, por uma série de motivos.

Tem uma alegoria brilhante sobre a bomba atômica e o pessoal envolvido na sua construção, e o final do livro é simplesmente fascinante (realmente me pegou desprevenido e eu fiquei um tanto chocado com o rumo que a narrativa tomou nas páginas finais - positivamente chocado, vale destacar).

Mas tem um comentário estranho sobre uma pseudo-religião que meio que é a forma de justificar e estruturar a narrativa que segue, inclusive os motivos para que os personagens se cruzem na estrutura da 'cama de gato' (sabe aquela brincadeira de criança com barbante? Então...)

No meio disso tudo tem uma história que às vezes é curiosa e peculiar, às vezes simplesmente sem sentido e por algumas outras arrastada. Tem um papo de uma religião inventada que vai conduzindo vários e vários pontos da trama, e, talvez eu não tenha captado a alegoria que se tencionava para isso, talvez as nuances não tenham funfado, ou talvez seja só ruim mesmo.

Então pra mim é um livro difícil de julgar... Eu gosto de bastante coisa, eu acho que tem uma série de alegorias muito bem escritas e que, bem, mesmo o Vonnegut ruim anda é Vonnegut (que já é muito mais que muito autor nas estandes das livrarias Brasil afora), mas francamente eu acho que tem muito material melhor do autor.
Vale mais pelo final brilhante que outra coisa.


Nota: 7,0/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário