Pesquisar este blog

30 de março de 2017

{Resenhas de Quinta} Lugares chiaroscuros - Gillian Flynn

Nota: 6,8/10
Eu não li Garota Exemplar - ainda que tenha assistido o filme de David Fincher e ache muito bom - e meu primeiro contato com as obras da autora Gillian Flynn não foi exatamente muito agradável com o péssimo 'O Adulto'.

Resolvi dar outra chance com este livro (que, é verdade, só comprei por pegar uma boa promoção em que ele e 'Objetos Cortantes' estavam ambos por menos que o preço de capa de um), e, bem não sei exatamente o que dizer do livro... Primeiro porque existe algo MUITO bom aqui. Um potencial enorme e uma quantidade absurda de grandes sacadas... Tudo isso SE fosse um livro diferente.

Talvez se fosse um drama/romance e não um thriller/suspense.
Se focasse mais no drama pessoal de um único sobrevivente de um crime traumático e absurdo, e não na tentativa (ridícula) de criar um mistério que, principalmente quando se chega ao final tolo e parvo parece ainda menos interessante.

Eu não gosto de spoilers, por isso não vou contar o que faz do final do livro algo estúpido, mas, digamos apenas que a explicação para os assassinatos (que são o fio condutor da história) seriam menos ridículos se fossem alienígenas mutantes viajantes do tempo... Pelo menos aqui você saberia que a autora chutou o pau da barraca mesmo ligando o "foda-se" e, bem, talvez pudesse render algo bizarramente divertido.

O resultado do livro, bem, pra mim depõe contra o potencial e o que eu realmente gostaria de ver: A garota que sobreviveu a um evento traumático e tem de lidar com isso.
Existem pequenos relances aqui e ali que MOSTRAM essa história, e é que o me faz recomendar o livro, e é o que eu quer extrair dele.
Quer dizer, também tem algumas sacadas legais sobre pequenas comunidades e o quanto a percepção pública pode alterar o rumo de uma investigação, ou como os fatos se distorcem de acordo com interesses e, claro, como o tempo muda e distorce a percepção dos fatos (moldando a vida das pessoas de maneiras bizarras ao estabelecer os pontos pivotais de suas vidas).

O resto, toda a investigação, toda a tentativa de trazer a tona um suspense, bem, é esquecível.
Pena que tem mais disso que dos relances de brilhantismo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário