Pesquisar este blog

5 de agosto de 2016

{RESENHA DE QUINA} O fim...?

Nota: 7,0/10
Não vou mentir e dizer que é uma obra-prima capaz de destronar os filmes de Christopher Nolan (ou Richard Donner OU Sam Raimi) como melhor filme de super herói já produzido.

Não vou perder tempo discutindo e explicando as resenhas negativas (sério, IGN que deu 9,0 para Homem de Ferro 3 (mesmo pro Omelete, que também gostou dos atrozes filmes solo do Wolverine?) nem das reações ridículas dos fãs criticando os críticos que criticaram o filme (e eu não tenho vergonha dessa frase, ainda que atribuo a ela a mesma qualidade do texto do miojo).

Bem, talvez um pouco...

Me assusta um pouco o excesso de crítica, e principalmente o tom das críticas ao filme, que mostram mais do que qualquer coisa o desgaste do gênero de super heróis no mercado atualmente, e o quanto um filme horroroso (como X-men de 2000) que antes passaria como louvável em sua tentativa hoje é estraçalhado e jogado aos lobos. Droga, algumas das críticas que eu li reclamavam do quanto o filme 'se parece com uma história em quadrinhos'. Sério?

Isso me assusta bastante porque é boa parte do tom das críticas que Era de Ultron (que eu insisto é um dos melhores filmes da Marvel) teve também. Existem alguns outros absurdos - de como o filme é 'previsível', que, igualmente me assusta, afinal não é exatamente como se essa fórmula fosse nova (Os Sete Samurai é de 1954 e conta como um grupo de rebeldes é reunido para combater um grupo/exército de ladrões contra todas as probabilidades, e foi refilmado como western em 1960 como Sete Homens e um Destino - e o estilo de grupo reunido contra todas as chances e que acaba vencendo no final é ainda mais antigo, ao que posso até citar o maldito Mágico de Oz de 1939).
Seria o fim da lua de mel com os filmes de super herói? Bem, é meio imprevisível, até porque o Tim Burton está lançando outro X-men esse ano ainda e como eu destaquei antes, filmes bem piores receberam a aclamação da crítica.

Ha, críticos consagrados como Roger Ebert que queimaram a língua babando o ovo do horroroso Ameaça Fantasma quando foi lançado, com gente elogiando Jar Jar Binks (de novo, Roger Ebert: "If Stanley Kubrick gave us man humbled by the universe, Lucas gives us the universe domesticated by man. His aliens are really just humans in odd skins. For "The Phantom Menace," he introduces Jar Jar Binks, a fully realized computer-animated alien character whose physical movements seem based on afterthoughts. And Jabba the Hutt (who presides over the Podrace) has always seemed positively Dickensian to me").

O filme é divertido, cheio de falhas (a história é bastante truncada, os vilões são porcamente desenvolvidos e sua ameaça segue os clichês dos clichês de vilões de filmes de super heróis - vide Homem Aranha 2, X-men, X-men 2, Homem de Aço, Guardiões da Galáxia...) e de qualidades (o elenco é espetacular com destaque para, mas não limitando, Will Smith, Margot Robbie e Viola Davis - mas o cara que faz o Crocodilo - Sr Eko? - rouba a cena algumas vezes e droga, até Jai Courtney que é famoso por péssimas atuações está bem nesse filme! A trilha sonora É um show a parte, e, as cenas de ação são bem divertidas, inclusive algumas bem fodas).

É o X-men 2 da DC ou o Duro de Matar 3 não é o melhor, não é o pior, mas tem seus momentos de genialidade.
Talvez seja mais voltado para fãs de quadrinhos (afinal, são personagens bem mais obscuros, ao ponto que eu mesmo não conhecia El Diablo), e o filme não tenta ser diversão para toda a família como Guardiões da Galáxia.

UPDATE: Não mudei nada no texto, só precisava acrescentar esse excelente gif:


Nenhum comentário:

Postar um comentário