Pesquisar este blog

24 de janeiro de 2016

A verdade está lá fora... {REQUENTADO EDITION}

É verdade que o seriado Arquivo X acabou há mais de dez anos - e graças a suas trocas de atores, e terríveis roteiros das temporadas finais, chegou a um final bastante anti-climático, e bem distante da popularidade e nível que as temporadas anteriores apresentavam.

Investigações inteligentes, uma abordagem científica coerente para temas nada científicos, e uma boa dinâmica entre os protagonistas, a cética Dana Scully e o sempre ávido crente em todo tipo de bizarrice Fox Mulder.

O grande sucesso e mote da série se fez com a presença de alienígenas e todas as discussões referentes a viagens espaciais e suas possibilidades, mas eu, curiosamente, acho que são os episódios voltados a outros tipos fantásticos (e alguns nem tão fantásticos assim, somente bizarros) que demonstram o grau de qualidade dos roteiros.

Pra quem nunca viu, é um mote bastante simples, de série policial.
Dois detetives completamente diferentes (ao ponto de serem opostos), lidando com suas vidas pessoais, com a interferência de suas conturbadas rotinas de trabalho na polícia e aprendendo a trabalhar um com o outro.

A diferença está no assunto das investigações: Os crimes que não tem explicação.
Ou ao menos não uma explicação racional.
E é aí que um tom sóbrio de investigações policiais convencionais puxa pra um tom mais claro de ficção científica, com vertentes de horror, teorias conspiratórias e tudo mais que a série consiga se permitir e flertar (tem um bocado de humor negro, e até humor mais tradicional).

Enfim, nada melhor para um dia das bruxas que relembrar uma das mais inteligentes séries de investigação dos anos 90.
--> Deixo as teorias malucas (como que Dana Scully é apenas uma criação da mente de Mulder) para outra ocasião.

{EDITADO} Aproveitando a nova temporada e a maratona da Fox passando os melhores 22 episódios (porque 22? Talvez para ter 24 horas consecutivas do seriado no ar) da série. Quantos dos meus aqui listados será que aparecem?
Creio que poucos, focando mais nos episódios que envolvam alienígenas mesmo... {FIM DA EDIÇÃO}

Aproveitando, o meu top 10 da série.
1) Ice (1ª Temporada): A ideia é requentada de um filme dos anos 30 (e com três remakes posteriores), sobre uma estação na Antártica onde cientistas estão morrendo de maneiras curiosas, e sem nenhuma pista.
O senso de isolamento, a angústia do perigo constante sobre Mulder e Scully... Não tem como definir para outro episódio como o melhor da série.

2) The Host (2ª Temporada): Eu até poderia falar sobre o episódio mas... Veja isso:
Pronto. Essa coisa asquerosa é o monstro da semana, e, na minha opinião o mais memorável de toda a série (até porque ele retorna).

3) Drive (6ª Temporada): escrito por ninguém menos que Vince Gilligan (sim, o produtor e principal criador de Breaking Bad), e trabalha com a ideia de conspiração governamental na produção de uma perigosa e estranha arma - que resulta na explosão da cabeça das vítimas se não estiverem em movimento constantemente (por isso o 'Drive', as vítimas acabam todas optando por dirigir).

4) The pine bluff variant (5ª Temporada): Honestamente não sei se já li ou assisti algum trabalho abordando a mesma temática desse episódio - o uso de armas biológicas. Pode até não ser um episódio tão bom quanto outros da lista, mas pra mim só a ideia (plausível e bem desenvolvida - e ainda assim original, por não lembrar de material semelhante) garante pra mim um lugar na lista.

5) Home (4ª Temporada): É um episódio tão assustador que foi censurado... Pessoas deformadas, mortes grotescas e incesto são alguns dos temas do episódio.
E PQP. É tenso, e bizarro.
Como Arquivo X deve ser!

6) Clyde Bruckman's Final Repose (3ª Temporada): Uma participação especial de peso: o eterno Jovem Frankenstein Peter Boyle, numa das melhores performances de toda a série - e premiada com um Emmy.
É um episódio bem diferente (e estranho), mas nem por isso menos incrível.

7) Duane Barry (2ª Temporada): Não dava pra escapar dos aliens numa lista dessas, e, a cena de abdução logo no começo... Que coisa foda. Vale, na verdade, mais por isso - e pela caracterização fantástica do alucinado Duane Barry - que pela bobageira que virou a 'mitologia' da série com ets e rendeu tramas fantásticas como a Scully abduzida tendo um filho dos aliens e bla-bla-blá...

8) Little Green Man (2ª Temporada): Episódio muito bacana, e talvez um dos melhores pra quem nunca assistiu a série - e queira conhecer ou começar. Uma estação em Porto Rico com aqueles gigantescos satélites, emitindo sinais para o espaço, começa a receber crípticas mensagens, e tudo fica ainda mais confuso quando um dos funcionários do local desaparece.
Um caso clássico para Mulder e Scully.

9) Blood (2ª Temporada): Mensagens subliminares em aparelhos domésticos comuns - televisores, rádios relógio, videocassete... É, esse último não é mais tão comum, e mesmo assim criam um furioso ciclo de violência sem explicação. E é incrível como, às vezes, casos tão bizarros que vemos no dia-a-dia se pareçam tanto com os casos mostrados no episódio...

10) Sleepless (2ª Temporada): Eu tento não mencionar esse episódio, eu tento achar outro pra lista... Mas não dá. A ideia é bem simples: O governo americano desenvolve supersoldados (que não precisam dormir, por isso desenvolvem maior agressividade e por isso são armas perfeitas), e quando um destes está à solta nos EUA.... A merda está feita.
Assustador, principalmente que de todos os episódio de Arquivos X, é o único que parece de alguma forma 'possível'.

É só uma pena ter de deixar tanto episódio legal de fora (a primeira temporada mesmo tem mais uns três que mereceriam lugar na lista - e me dói o coração não incluir Folie à Deux, Paper Hearts ou Anasazi, apesar que preferi não incluir episódios de múltiplas partes)... O pior é que até parece que eu só gosto da segunda temporada... Mas que de fato ela é fascinante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário