Ainda que existam apostas fáceis - sim, Homem Formiga terá uma bilheteria bem morna, Birdman mal estreiará nos cinemas do Brasil (e Michael Keaton recebe ao menos uma indicação pelo filme, assim como J K Simmons por Whiplash) - essa previsão não vai muito além.
Pras duas pessoas além de JJ Abrams acreditando que será um mega sucesso e reescreverá a história, bem, desculpe.
Os fatores contra são tremendos:
- A segunda trilogia foi um fiasco absurdo - causando o fim da carreira do protagonista do primeiro (que não quer saber de atuar nem que receba seu peso em ouro) e o protagonista dos seguintes não é cotado nem que pague seu peso em ouro;
- Até o presente momento NENHUM filme cuja franquia foi retomada após uma década conseguiu funcionar (2014 teve inclusive um exemplo com Débi & Lóide 2, além de outros mais antigos como Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, Rocky Balboa, Rambo 4, Duro de Matar 4 E 5...);
- Mesmo sem o lançamento do primeiro trailer, a Disney já fechou contrato para TRÊS filmes - além de séries derivadas (spin offs) com personagens individuais como Han Solo e Boba Fett (o que são pelo menos cinco filmes, e, dependendo do sucesso, mais outros);
- Falando em Rocky Balboa, exatamente qual é o pretexto pra história do Episódio VII que possa/consiga diferir das duas trilogias já existentes? Os rebeldes derrotaram o imperador há um bom tempo atrás (afinal, essa trilogia é a história da filha do Luke Skywalker), todo mundo ficou feliz e contente e até razoavelmente satisfeito com a conclusão.
Veja bem, os vilões estabelecidos nas trilogias anteriores (Vadder, o Imperador e mesmo Jabba e Boba Fett, General Griveous) estão mortos, e muitos dos heróis e personagens secundários, sem contar o trio de protagonistas (Han, Leia e Luke) que, bem, pra dizer o mínimo, não são mais mocinhos... Isso, não necessariamente é algo ruim - novos personagens com um novo contexto e prosseguindo a história.
O problema é: Prosseguindo pra onde?
Veja bem, os vilões estabelecidos nas trilogias anteriores (Vadder, o Imperador e mesmo Jabba e Boba Fett, General Griveous) estão mortos, e muitos dos heróis e personagens secundários, sem contar o trio de protagonistas (Han, Leia e Luke) que, bem, pra dizer o mínimo, não são mais mocinhos... Isso, não necessariamente é algo ruim - novos personagens com um novo contexto e prosseguindo a história.
O problema é: Prosseguindo pra onde?
Veja bem, a primeira trilogia reflete a Segunda Guerra Mundial (sim, o Império = Alemanha Nazista, com sua raça suprema, suas táticas violentas - ainda que destruir planetas populados inteiros seja pior que o Holocausto, pelo menos é mais rápido e menos sofrido pras vítimas - figuras de liderança proeminentes e destacadas - Sim, Vadder = Hitler como a representação suprema do mal). A Segunda Trilogia, bem ou mal, também reflete um momento histórico: O início do império romano, que reflete a derrocada do Senado, a desestabilização por guerras civis e a ascensão de uma das mais destrutivas forças que o planeta já viu.
Nisso repito a pergunta: O que a terceira trilogia teria de história para refletir? A invasão do Iraque (é, derrubamos o número 1, vencemos a guerra mas ainda precisamos manter nossos exércitos na região para pacificá-la)?
- O nome "J.J. Abrams" também me preocupa. Seu envolvimento como produtor/diretor tem uma série de filmes que poderiam ser bons mas não são (Super 8, Star Trek, Cloverfield), e seu trabalho mais famoso (Lost) sofre de uma dezena de problemas na condução do projeto. Começa forte, se enrola no próprio rabo no desenvolvimento e no final, meio que se redime... Mas não é como se alguém mais estivesse se importando.
Ainda nisso, tenho que falar sobre Star Trek. Eu que nem gosto do seriado, fiquei realmente ofendido pelo reboot de 2009, imagino as reações de quem gostava do material... Poderia até fazer um post detalhado sobre o assunto (acho as ideias de Star Trek fascinantes, mesmo que nunca conseguisse entrar no clima das história devido as restrições de efeitos, cenários e atuação), mas o que preciso dizer aqui é como uma franquia adorada por legiões de fãs foi mal adaptada com diversos defeitos (Spock Ex Machina, atores que parecem se esforçar para serem odiados em seus papéis, roteiro inconsistente...), e isso não anima nem um pouco em ver o nome do cara envolvido num novo projeto.
Porque lançar então?
Oras... Não é óbvio?
Mesmo com o fracasso de público e crítica, a Disney ainda tem muito trunfo na manga.
Podem RE-RE-Relançar o material clássico com um novo pacote (agora com os logos da Disney e lucros todos pra eles também), como já estão fazendo com os quadrinhos de Star Wars pela Marvel (que a própria Disney deixou claro que não são material canônico, mas não significa que não podem capitalizar sobre).
A Disney consegue vender novos desenhos, novos produtos derivados (todo tipo de licenciamento para cadernos, camisetas, bonequinhos e etcs) e gera, pelo bem ou pelo mal, discussão na mídia o que oferece boa repercussão para a empresa do camundongo (que viveu uma boa década de ostracismo).
Se a bilheteria não ajudar, a Disney ainda lucra de alguma forma, e, é bem provável que os acordos feitos já justifiquem monetariamente todos os filmes anunciados (e até alguns projetos futuros).
O tempo dirá se estou certo...
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