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21 de fevereiro de 2024

{Editorial} O dilema de Indiana Jones

O último filme de Indiana Jones é ruim, eu não acho que eu precise falar muito disso - honestamente Harrison Ford está na faixa dos 80 anos, e seus BONS filmes de ação foram feitos há mais de 40 anos atrás (Blade Runner, os três primeiros Indiana Jones e Star Wars), mas ele continuou a fazer vários filmes muito bons nos anos 1990 com O Fugitivo, Perigo Real e Imediato e, claro, Força Aérea Um.

Em 2008 quando o Reino da Caveira de Cristal foi feito ele já estava com 66 anos (e por mais que Tom Cruise esteja com 61 e ainda fazendo Missões Impossíveis, sejamos honestos que o último não estava com o mesmo pique de Fallout produzido apenas cinco anos antes, e eu não quero parecer nenhum fã babão, mas Cruise sempre esteve em melhor forma que Ford), e vamos ser honestos que esse nem foi o primeiro ponto em que o ator deu os sinais de que o tempo estava passando para o galã e ele não vinha fazendo as melhores escolhas.

Quer dizer, se você conferir a lista de filmes do ator de 1989 (ano em que saiu o terceiro filme de Indiana Jones) até 2015 (ano em que ele participou do sétimo Star Wars e do filme Adaline), apenas três projetos com Ford tem notas maiores que 7,0 no IMDB (O Fugitivo de 1993, o filme 42 - em que Ford não é o protagonista - e uma série documental em que ele faz a voz do Oceano). E olha que eu gosto do ator (tanto que eu citei já no primeiro parágrafo alguns filmes bem ruizinhos como Força Aérea Um como MUITO BOM!), só que o tempo chega para todo mundo.

Reino da Caveira de Cristal seguiu outros filmes horríveis com Ford nos anos 2000 (K-19, Divisão de Homicídios e não nos esqueçamos da comédia romântica Seis dias, sete noites com Anne Heche), e, fosse outro ator ou não surgisse uma onda (gigantesca) de nostalgia pelos anos 1980, a carreira de Ford estaria acabada... Mas, bem, Ford ressurge com o novo interesse em Star Wars (os relançamentos de 2011), com uma continuação de Blade Runner que curiosamente funciona e com diversos filmes e mesmo seriados em que ele é um velho ranzinza (incluindo uma animação) e aí alguém na Disney pensa "Ei, e porque não damso uma nova chance a essa franquia...?"

A Relíquia do Destino (Indiana Jones and The Dial of Destiny) tem meia hora a mais que os outros filmes da série, mas tem um outro problema bem maior: Uma insistência terrível em usar tecnologia antienvehecimento para que uma terrível versão de animação computadorizada de Harrison Ford aparente interagir com gente de verdade em um cenário escuro (tentando mascarar o efeito ruim). Quando o verdadeiro Ford aparece, bem, ele está velho e por nenhum motivo o filme deveria focar na história desse homem com quase 80 anos correndo para cima a para baixo procurando artefatos arqueológicos.

Droga, desde que o primeiro Indiana Jones saiu nós tivemos dois personagens de videogames que são caçadores de artefatos (Lara Croft, inclusive, já teve três filmes, e eu não ficaria surpreso se um novo surgisse em breve).

Enquanto eu não sei que público ainda existe para filmes de Indiana Jones (quem estava pedindo, clamando aos estúdios para a produção de sequências da franquia), ou se já existia alguns quinze anos atrás quando o quarto filme foi produzido, eu tenho que me perguntar genuinamente, os estúdios de fato acreditam que um filme dessa franquia com um astro com mais de 80 anos seria um sucesso de bilheteria?

Sem velhofobia ou qualquer coisa do tipo (até porque me acusar de velhofobia sem olhar para o filme que precisa rejuvenescer Ford digitalmente é um tanto hipócrita), é só uma constatação lógica de que, fica difícil para o ator acompanhar as cenas de ação ou conduzi-las (que é um ponto central para um astro de filmes de ação)... E que vinte anos atrás, Ford já não estava lá muito bem nessas cenas de ação (até porque ele nunca foi lá muito de um ator físico como o já citado Tom Cruise).

Nisso a justificativa precisaria vir de um roteiro espetacular e capaz de surpreender público e crítica, correto? Bem, Indiana Jones enfrentando nazistas em um avião viajando no tempo me parece mais fanfic ou um primeiro roteiro que seria descartado até se conseguir uma ideia mais prática.

Aí nós temos outro problema que seria a ideia de reiniciar a franquia com outro ator - o que, Star Wars tentou com Han Solo vivido por Ford, e, digamos que os resultados foram bem longe do esperado - algo que, considerando que é uma franquia bem mais antiga e plenamente associada ao ator, realmente é bem difícil de justificar, e, considerando que os filmes com o personagem se passam todos no passado (numa era de ouro da arqueologia se assim pudermos chamá-la), inclusive porque o contexto para a profissão de Jones mudou bastante.

Hoje um arqueólogo estadunidense viajando o mundo para apropriar artefatos raros de civilizações perdidas não é exatamente visto com bons olhos (ainda mais quando ele causa um rastro de destruição no caminho deixando um tempo antigo totalmente devastado por uma pedra gigantesca - mas pelo menos ele pegou uma estátua de ouro).

Curiosamente, inclusive, há uma revisão sobre a importância de Jones, ao ponto que repetidas vezes tentaram justificar que a ação do personagem no primeiro filme é mais prejudicial que benéfica (e esse argumento é inclusive repetido em The Big Bang Theory, então você sabe que é altamente lógico e fundamentado). Esse pessoal argumenta que, se Jones não resolvesse auxiliar na busca pela arca, Belloq e os nazistas levariam a arca à Alemanha, onde basicamente todo o partido nazista seria aniquilado.

(Pequeno problema com essa suposição - além do fato que esse é um filme e não vida real e, nós tendemos a não assistir filmes em que o protagonista se recusa a agir, né? Pensa um missão impossível em que o Tom Cruise recuse a missão? Pois é... - os nazistas estavam escravizando egípicios na busca pela arca, e presumindo que Belloq levaria pouco mais que Jones para localizar a arca - isso se ele de fato conseguisse - ainda são dias a mais que um povo inocente estaria submetido a trabalhos escravos pelos bandidos. E tem o fato que Marion teria um destino bem terrível como escrava sexual, mas ei, tudo isso para que a arca seja aberta na Alemanha e mate todo mundo do partido nazista, certo? E... por favor me permita nessa, porque diabos você imagina que a arca seria aberta em uma carimônia com todos os operativos nazistas numa única sala impedindo qualquer chance do reich de se reerguer ou utilizar o poder da arca para benefício próprio?)

Será que chegou o momento de levar Jones para observar os coelhos...?

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