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4 de fevereiro de 2020

Por uma terça de resenhas - Bojack, Good Place e Jóias Brutas

Três resenhas pelo preço de uma? Uau... Mas porque?
Bem, ou porque eu não queira falar muito sobre um assunto, ou porque eu já tenha falado ou porque eu acho que a resenha completa terá de abordar mais (como no caso de BoJack em que eu teria de revisar toda a série para fazer uma resenha mais completa), e eu prefira focar aqui num ponto específico.

Jóias Brutas (Netflix) é um filme com Adam Sandler... E não é ruim.
Sério que é possível escrever mais, mas essencialmente isso é o que precisa ser dito (e que muita gente está focando). Não estão focando no fato que bom também não é (pra ser bem honesto, medíocre é o melhor elogio que eu posso conceder ao filme).
O que acontece é que o Adam Sandler é o nome associado peremptoriamente a filmes ruins. Pixels, Jack e Jill (acho que Cada um tem a gêmea que merece por aqui) e a lista só cresce, e quando ele faz um filme que além de não ser ruim, ainda tem uma série de virtudes (fotografia e direção de arte, uma história razoavelmente interessante, trilha sonora...), e, pra quem está acostumado a uma dieta somente de merda, qualquer coisa é uma melhora.
Ok... Mas o filme vale a pena? Sinceramente não. A história se parece bastante com a trama de Robert Patrick (O T1000 de Exterminador do Futuro 2) na segunda temporada de Os Sopranos lá no longínquo ano 2000: Um cara suburbano que tem considerável sucesso mas, devido a más decisões e um vício em apostas acaba devendo grana demais para gente perigosa.
A diferença é que Robert Patrick atua muito melhor que Adam Sandler, e o roteiro de Os Sopranos é bem melhor.
Simples assim.
Nota: 4,5/10

The Good Place Temporada Final (Netflix) é uma das mais brilhantes comédias das últimas décadas, e, apesar de ser tão curto com apenas quatro temporadas, a verdade é que não tinha mais para onde ir - ou o que fazer.
E os episódios finais dão bem o tom disso.
A partir do episódio 9 (A resposta) que traz a conclusão da trama principal com a solução do conflito principal da história, e, bem, a partir dos episódios seguintes (10, Você mudou, cara, 11 Segundas, estou certo e 12 Patty) todos eles são satisfatórios como conclusões sem deixar muita brecha ou necessidade por mais.
A história acabou. Ponto.
Mas prolongaram para que todo pequeno detalhe e ponta solta fosse resolvida, e é bem esse o ponto do episódio final Quando estiverem prontos.
Não é um episódio ruim (apesar dos minutos finais que são horríveis), mas é bem desnecessário, mais como um epílogo que mostra que as ideias já estavam se desgastando e o show raspava o fundo da panela para os momentos finais.
Nota: 8,5/10

Bojack Horseman - Final (Netflix), bem, me fez coçar a cabeça.
Eu fiquei empolgado com os episódios, e lançados na sexta eu já terminei de assisti-los no sábado antes do horário de meu almoço, querendo ver o próximo e o próximo e o próximo. E são episódios MUITO bons, principalmente quando observados individualmente e considerando a conclusão para cada um dos personagens em suas narrativas, tramas e resoluções.
Mas foram os dois episódios finais que me fizeram coçar a cabeça.
O penúltimo episódio da série coloca Bojack diante de uma série de figuras importantes dos últimos anos do seriado, sendo uma delas o cavalo Secretariat, que, por algum motivo diz ser o pai de Bojack (ei, eu sei o que ouvi e li), algo que me pareceu bastante obtuso considerando-se, além do fato que Bojack estrelou o filme Secretariat e não mencionou isso como relevante em nenhum momento, e, que no fantástico episódio Churros grátis da quinta temporada em 2018 traz Bojack conversando com seu pai Butterscotch Horseman... E talvez seja uma representação metafórica (justamente pelo que eu comentei aqui), talvez seja um erro do seriado, ou, bem talvez seja um retcon que a Netflix vá incorporar aos demais episódios do seriado numa revisão mais ou menos como fez com La Casa de Papel acrescentar o Neymar umas duas semanas depois de ser lançado.

O outro ponto é que eu realmente não gostei do final depois que refleti sobre ele.
É bonito e coerente, sim, só que deixa não apenas uma frestinha ou janela para o retorno da série como deixa bem claro que, se a grana começar a rarear ou a Netflix estiver bem sem ideias, eles trazem 'As Novas Aventuras de Bojack Horseman' e seguem como se nada estivesse errado.
E isso é ruim? Francamente não sei, mas não me agrada ao menos.
Sim encerra várias das tramas individuais deixando o astro do show mais a esmo e perdido enquanto todos parecem deixar sua órbita. Só não parece deixar definido o rumo que esse astro tomará (se algum).
Nota: 9,0/10

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