Pesquisar este blog

20 de julho de 2018

{Resenhas} Superman 2.5 (2006) e 3 (1983)

Superman Returns de 2006 é um reboot/remake dirigido por Bryan Singer que tem a intenção de servir como uma continuação para o filme de 1980 dirigido por Richard Lester, enquanto Superman III de 1983 dirigido por Richard Lester  é a continuação oficial (talvez pelo fato que o filme de 1980 seja Superman II e o filme de 1983 seja Superman III e ambos dirigidos pelo mesmo diretor, mas talvez isso seja uma extrapolação).

Os dois filmes deveriam ser continuações para os dois primeiros filmes com Christopher Reeve e ambos os filmes são atrozes.

O de Lester é o naufrágio anunciado após o fraco segundo filme da franquia trazendo ainda menos atores do original, além de quem já não estava no segundo Gene Heckman e Margot Kidder não voltam (deixando o filme sem Lex Luthor, sem Lois Lane e sem o Jor El de Marlon Brando) ao que força o filme a introduzir versões genéricas de ambos - com o CEO Ross Webster e sua irmã Lorelei Ambrosia substituindo o gênio do mal de Luthor enquanto Lana Lang substitui o interesse romântico da repórter do planeta diário.

E claro, incorporando Richard Pryor como um vilão que descobre seus talentos em programação de computadores depois de duas aulas num centro comunitário (sim) e aprende a fazer kryptonita (porque não?)... Ah, anos 80! Mulheres sintéticas, robôs para auxiliar boxeadores, e krytponita sintética para cada um ousado o suficiente para tentar!

Existe até uma cena descente aqui e ali, principalmente porque Christopher Reeve é impecável no papel, e aqui com um pouco mais de possibilidades para o papel com o Superman maligno e o confronto entre ambos ele realmente pode expor mais do talento destacando a dicotomia e o conflito do personagem.

O filme de Singer, bem, é somente idiota... E maçante (são 2:34h que eu nunca vou recuperar na minha vida)
Mais de 25 anos depois do filme que ele supostamente quer continuar, Singer tenta copiar a trama do primeiro filme de 1978 (com Luthor criando por alguma bobagem áreas sintéticas que ele pretenderá comercializar), mas simplesmente não consegue criar uma argumento coerente e que se sustente, tentando amarrar a história como uma continuação para algo que ninguém realmente queria...
A construção de cenas é fraca, os atores escalados pros papéis principais são ruins (e estão descaracterizados) e a estrutura narrativa é péssima... Nisso o filme consegue somente ser uma continuação pior que o filme ruim que ele quer substituir...

É mais fácil ignorar os dois, mas pelo menos o filme de 1983 tem Christopher Reeve, Richard Pryor (que mesmo fora de seu elemento ainda é brilhante) e uma ou duas cenas interessantes.

Notas:
Superman III - 3,5/10
Superman Returns - 0,5/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário