Nota: 8,7/10 |
Em termos de ficção científica, eu acho que é o melhor filme desde Ex-Machina (grande coisa, né? Ex-Machina é de 2015...), mas no subgênero específico que envolve espaço e alienígenas e bem, essa coisa toda de contato com outras civilizações, eu acredito piamente que é o melhor filme sobre o assunto.
Ponto.
Muito melhor que Contatos Imediatos de Terceiro Grau (de 1977) ou Contato de Jodie Foster (1997) ou qualquer adaptação de Guerra dos Mundos (e outros filmes similares abordando invasões em larga escala - e aqui a lista fica comprida com vários blockbusters como Independence Day ou mesmo No Limite do Amanhã).
E tudo se resume a uma coisa muito simples que esse filme tem e nenhum dos filmes acima consegue compreender (talvez Contato): Ciência.
Há um método, uma estrutura e um progresso para que se estabeleça e consiga a comunicação com os alienígenas do espaço - e nisso se force a comunicação entre os alienígenas terrestres também - e a constante da atuação de Amy Adams reflete bem esse passo a passo para chegar do ponto a ao ponto b de maneira elegante e inteligente.
Destaco Amy Adams porque francamente Jeremy Renner está para esse filme como está para os Vingadores (se tirarem o Gavião Arqueiro ninguém perceberia, e aqui não é muito diferente), mas não vejo nisso um negativo enquanto Adams rouba a cena sempre que está nela, e sempre que se faz necessário tem um bom contraponto em Forrest Whitaker ou mesmo nos bizarros alienígenas construídos para o filme.
Ainda que o final me decepcione bastante (não vou contar mas é a coisa menos científica de todo o filme) ele pelo menos casa com o contexto que o filme construiu (mesmo não sendo nada científico). Sim, é absurdo e eu diria até que meio ridículo, mas, sejamos francos por alguns segundos: E desde quando a ideia de alienígenas de outro planeta com naves interplanetárias não é?
Vale bastante a pena, com certeza é um filme que eu devo revisitar de tempos em tempos (sim, já comprei em pré-venda o blu-ray), mas sinceramente, é o Mad Max: Estrada da Fúria desse ano. Talvez o filme mais memorável e interessante da lista, mas que não deve levar estatueta alguma no Oscar (porque ser de um gênero constantemente ignorado).
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