Pesquisar este blog

22 de novembro de 2018

{Resenhas de quinta} Sapiens: Minha nova bíblia da história da humanidade - Yuval Noah Harari

Faz uns dois ou três anos que eu comprei esse livro, e, até li um bocado dele sem muito entusiasmo. No geral me pareceu interessante mas não me motivou a ir muito adiante ou eu simplesmente desistia no meio do caminho. Estava ocupado com pós-graduações e outras coisas da vida que mal me sobravam tempo e pouco ou nada me sobrava de tempo para ler, e, tal como outros tantos livros teóricos me pareceu enfadonho em grande parte (ainda não consegui terminar O Andar do Bêbado de Leonard Mlodinow que eu comprei em 2008, então faça as contas)...

Esse ano eu realmente consegui ler e absorver o material e ele realmente me surpreendeu. É bastante fascinante como o autor destrincha a história da humanidade em tão poucas páginas, repleto de exemplos, contrastes e diversas contextualizações bastante vívidas para sair da 'apenas teoria' para aproximar da prática de vivência do mais abobado leitor.

Poderia rasgar a seda por muitos e muitos parágrafos ao detalhar uma enormidade de coisas que eu desconhecia, não me lembrava ou jamais tivera ouvido em minha formação e posteriores estudos, mas acho que uma imagem fala bem mais que isso, e vou contextualizar essa imagem primeiro.
Uns três anos atrás eu comecei a marcar livros com adesivos (post its) para marcar páginas e citações que me pareçam pertinentes/interessantes. Achei mais eficiente que o método anterior de deixar um marcador de páginas (que depois eu nunca achava ele ou a citação e só acabava perdendo um marcador de páginas), ou de pintar o livro com caneta marca-texto (o que sempre achei horroroso além do fato que me parece profano ao tingir as páginas de um livro).
Alguns livros tem dois, três adesivos. Vários (como o segundo volume de Conan) passam em branco, enquanto um de Vonnegut chegam aos quinze.

Explicado isso, essa é a lateral de meu Sapiens:


Fica difícil dizer qualquer coisa além de que recomendo o livro, mas a verdade é que recomendo com ressalvas. Sei que não é para a o palato de todo mundo por mais que se esforce na estrutura do conhecimento passo a passo da jornada da pré-história até os dias atuais e com um relance do futuro, mas mesmo no didatismo ainda É um livro técnico. Ponto.
Se biologia não é sua área de interesse, ou ao menos uma das, bem, vai ser difícil se empolgar com o material do livro.

Pra mim foi espetacular.

Nota: 10/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário