Pesquisar este blog

19 de novembro de 2018

{Biologia de segunda}

Embora as escolas não estejam, evidentemente, fazendo um bom trabalho no ensino da evolução, os fanáticos religiosos ainda insistem que ela não deveria ser ensinada. Alternativamente, exigem que se ensine também a teoria do Design Inteligente, segundo a qual todos os organismos foram criados de acordo com o projeto de alguma inteligência superior (também conhecida como Deus). "Ensinem ambas as teorias", dizem os fanáticos, "e que as crianças decidam por si mesmas".

Por que a teoria da evolução suscita tais objeções, enquanto ninguém parece se incomodar com a teoria da relatividade ou com a mecânica quântica? (...)

A teoria da relatividade não enraivece ninguém porque não contradiz nenhuma de nossas crenças queridas. Para a maioria das pessoas, o fato de o espaço e o tempo serem absolutos ou relativos não tem a mínima importância. Se você acha possível torcer o espaço e o tempo, fique à vontade. (...) Em contrapartida, Darwin nos privou de nossas almas.

Yuval Noah Harari - Homo Deus: Uma breve história do amanhã (já na 13º reimpressão pela Cia das Letras)

Nenhum comentário:

Postar um comentário