Pesquisar este blog

21 de setembro de 2016

{EDITORIAL} Os tempos em que vivemos...

Eu assisti Aquarius recentemente, e, enquanto pensava em fazer uma resenha e explicitar minhas opiniões sobre o filme (em resumo: Não gostei, mas a Sônia Braga estraçalha no filme - sério, coisa de Meryl Streep em A Escolha de Sofia, talvez até melhor), e eu fiquei pensando com meus botões: O que posso dizer sobre esse filme?
E isso me inquietou muito mais que o filme em si.
Quer dizer, que temos estranhos são esses em que vivemos em que temos uma maldita censura velada sobre o que podemos e não podemos dizer/gostar/pensar...?

Se eu gosto do filme eu sou um petralha desgraçado que apoia o bolsa família, pede para que escrevam #ForaTemer no meu pedido da Starbucks e sou pró-corrupção. Provavelmente vão pegar minha resenha e a) Dizer 'CHUPA GOLPISTA!' e/ou b) Linkar para justificar que até a 'crítica não especializada' gostou do filme.
Se eu não gosto do filme sou um fascista desgraçado que apoia um golpista, e pede que escrevam #TchauQuerida no meu pedido da Starbucks e sou pró-corrupção. E alguém provavelmente vai pegar a minha resenha e a) Dizer 'CHUPA PETRALHADA' e/ou b) Linkar para justificar que a 'crítica especializada' desgostou do filme.
Que negócio ferrado é esse!

Não é exclusividade brasileira - o novo filme de Clint Eastwood vem sofrendo de uma certa pressão justamente por ele próprio anunciar apoio a Donald Trump, e vale lembrar todo o cenário sobre o remake dos Caça Fantasmas - e nem recente - tente defender um filme de Roman Polanski (mas antes se prepare para toda a tempestade de merda que virá em seu caminho, e antes que venha no meu ENFATIZO: DEFENDER FILMES e não a pessoa).
Droga, eu já passei por isso antes quando revisei para o Universo Hq alguns anos atrás a publicação da Vertigo 'Cuba, minha revolução' e tá lá a tempestade de merda de gente me criticando por, bem, criticar a qualidade do trabalho (É só ver os comentários que depois de um tempo eu me resignei a responder "Ah, a hq é rasa então você defende a maravilhosa Cuba!" e coisas do tipo). E nem só isso... Eu falei esses dias que 'Game of Thrones' não é toda essa Coca-Cola (o que, como não posso enfatizar o suficiente, não é uma ofensa, é pura e somente dizer que o marketing sobre o produto é muito melhor que o produto final), e já ouvi um monte de 'Ah, mas olha o quanto de Emmys que ganhou' (que nessa hora é parâmetro de qualidade, mas quando o Jon Cryer ganhava ano após ano e o The Wire não recebeu um único sequer...) ou algumas respostas bem menos polidas.

Andamos muito chatos, muito a flor da pele e sem disposição para debater e discutir de maneira adulta e inteligente os assuntos.
Relações não-causais viram argumentos (ah, "você disse isso então VOCÊ é aquilo") e se torna simplesmente intragável falar qualquer coisa. Se torna até impossível 'discutir' com amigos, porque da discussão vem a briga.
Por assuntos banais.
Pior ainda, por opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário