Pesquisar este blog

19 de março de 2016

{Explicando o fim?} O Segredo de John Munch

O Detetive John Munch pode parecer um personagem banal e pouco relevante para, bem, qualquer pessoa no mundo - e suas raras participações em episódios corrobora com essa afirmação...
Acontece, porém, que ele é um dos mais curiosos casos da televisão norte-americana de que eu conheça, passando por várias séries (mais detalhes no restante do texto) enquanto migrando do seriado Homicide: Life on the Street (que até onde chequei nunca passou no Brasil) para Law and Order e sua subseqüente franquia Law and Order Special Victims Unit.

A primeira aparição do personagem é no primeiro episódio da já mencionada Homicide: Life on the Street de 1993, se passando em Baltimore, e onde o personagem aparece na maioria das vezes, em The Wire, onde o personagem aparece em um bar na quinta temporada, episódio 7 intitulado Took (Pego, em 2008) e mesmo nos Arquivos X, episódio 3 da quinta temporada intitulado de Unusual Suspects (Suspeitos incomuns em 1997), mudando de ares para Newport Beach (onde ele dá aulas de colagem) no episódio 12 da terceira temporada de Arrested Development, intitulado Exit Strategy (Saída estratégica em 2006), chegando a Nova York em 1995, durante a sexta temporada para a série Law and Order, e se mudando para lá de vez em 1999 com o início de Law and Order SVU (até o presente).

E ainda não acabou... Munch ainda aparece em mais uma franquia de Law and Order (Trial by Jury), em dois episódios de 30rd Rock (numa análise bem meta sobre essa condição do ator vs personagem), e inclusive em Vila Sésamo (!).
O personagem também é citado como o contato americano de Luther (seriado britânico estrelado por Idris Elba) e no drama de curta duração 'The Beat'.

Mas... O que tudo isso significa?
Bem, além de uma longa e elaborada piada - e em alguns sentidos mais meta/inteligente que outros - não significa muito além disso.
Claro, claro, é possível observar a longa e intrincada rede de conexões entre tantos e tão variados shows que se conectam como parte de um único universo (The Wire se passa no mesmo universo de Arquivos X pela tangente do mesmo personagem), ou não.
Até porque é meio idiota relevar que Luther que traz Idris Elba esteja no mesmo universo de The Wire - que tinha Idris Elba, cujo personagem foi assassinado (ups, spoiler). Isso sem contar que levar em conta a enorme conspiração do governo com alienígenas (e os gastos do FBI nas missões bizarras do agente Mulder) enquanto Clay Davis desvia dinheiro das escolas de Baltimore não conseguem pertencer a mesma estrutura narrativa...

Sem dúvidas é curioso, no tom de um easter egg (como Indiana Jones em uma geladeira em Fallout New Vegas)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário