Pesquisar este blog

13 de fevereiro de 2015

{RESENHA} Birdman

É um pássaro? É um avião? É um pássaro-avião?

É o mais recente filme do diretor Alejandro González Iñáirritu, numa tentativa de 'quebrar o molde' de seus filmes anteriores. Enquanto Biutiful e Babel são dramas densos e complexos, Birdman é uma alegoria, mais próxima de uma comédia - e repleta de elementos escrachados que pendem para essa conclusão.

Inclusive precisa ser uma comédia para que as cenas do filme não sejam meros comentários cruéis sobre os atores - principalmente Michael Keaton a quem o roteiro parece direcionar críticas através de paralelos entre sua carreira e a do personagem que está interpretando, da exacerbada percepção do público sobre sua carreira em decadência nas últimas décadas...

Com outras situações bizarras se passando entre os protagonistas, entre os personagens secundários e a relação entre eles, com ataques de estrelismo e ansiedade nos bastidores do que parece ser a pior peça já produzida, e, que o protagonista espera lhe recuperar alguma credibilidade.

Há um brilhante controle de câmera e rompimento da quarta margem por parte da direção (que ocorre bastante naturalmente, muitas vezes com a trilha sonora 'aparecendo' como pano de fundo), com as cenas contínuas (seguindo os atores por longos corredores, ruas e outras diversas transições), e um timing impecável para a transposição de cenas. Os efeitos especiais são muito bem conduzidos e raramente parecem forçados (inclusive quando deveriam assim parecer) inclusive sendo conduzidos com grande sutileza.

O diretor, inclusive, se mostra um tanto inspirado por outro grande diretor, e há uma série de paralelos com 8 1/2 de Frederico Fellini (como o protagonista representando as frustrações, os medos e o ego do diretor na condução de um incrivelmente ambicioso projeto - este que o espectador vê apenas pequenos relances).

Pra mim é a grande aposta ao Oscar. Talvez não seja o melhor filme (esse eu acho que é Whiplash, mas considerando a academia de cinema americano, acho mais fácil Boyhood levar o prêmio), e um dos filmes mais inventivos dos últimos anos.

Um comentário:

  1. Pessoalmente achei um excelente filme. Desfrutei muito deste filme pelo bom enredo e narrativa. Realmente vale a pena todo o trabalho que o elenco fez, cada detalhe faz que seja um grande filme. É um dos filmes de drama mais interessantes de Michael Keaton além do filme do McDonald's que ele estrenou no ano passado . Vale muito à pena, é um dos melhores do seu gênero. Além, tem pontos extras por ser uma historia criativa. Se vocês são amantes do trabalho desse ator este é um filme que não devem deixar de ver.

    ResponderExcluir