Há algumas semanas uma enorme polêmica tomou o palco quando foi anunciado que para a primeira edição da nova série da Mulher Aranha (sim, isso existe), haveria uma capa alternativa desenhada por Milo Manara (o artista italiano conhecido basicamente por seu trabalho com conotação erótica como 'O Clic' - um álbum erótico em que uma mulher tem sua líbido controlada por um controle remoto, por isso o nome 'clic' - ou 'O perfume do Invisível' - que conta a história de como um homem invisível usa sua recém adquirida habilidade para faturar o máximo de mulheres possível- ou 'O Kama Sutra'... Acho que já ficou meio evidente o tema, né?).
Ainda que o artista seja bastante conceituado e admirado por seu trabalho, houve uma considerável reação adversa de fã... Digo, da mídia (afinal, agora não é mais apenas a "Marvel", mas sim a 'multimilionária-geradora-de-franquias-cinematográficas-que-é-propriedade-da-Disney,Marvel") com relação à sexualização desta imagem (ao lado).
Nota 1: Essa é uma capa alternativa (está no primeiro parágrafo).
Nota 2: É um trabalho do Milo Manara (que só não sensualizou a Mônica - porque tem sete anos - mas não se importou em substituir o Cristo por uma mulher gostosa).
Nota 3: Como muitas fontes destacaram, essa capa é bastante tímida em comparação a outros trabalhos de Milo Manara e mesmo outros materiais por aí (como o muitas vezes citado clipe "musical" de Nick Minaj para a 'música' Anaconda).
Nota 4: Essa, querendo ou não é uma pose bastante clássica do Homem Aranha em suas capas...
Nota 5: Sim, existem coisas muito mais interessantes sendo feitas e que não recebem atenção alguma da mídia como a brilhante iniciativa da Vertigo de começar todas suas histórias na capa (veja essa de FBP por exemplo):
Nota 5: Sim, existem coisas muito mais interessantes sendo feitas e que não recebem atenção alguma da mídia como a brilhante iniciativa da Vertigo de começar todas suas histórias na capa (veja essa de FBP por exemplo):
Nota 6: O problema da misoginia é muito maior (sério, parem de achar que é só nos quadrinhos... É só olhar que com uma multidão de torcedores cometendo atos racistas, só falam de uma única torcedora, engraçado, né?), muito mais complexo (afinal, como eu disse tempos atrás, porque com tantas franquias nos cinemas há tão pouco espaço para as heroínas tanto DC como Marvel... Como outras que não sejam princesas da Disney?) e ainda bem pior no mundo real (com as constatações que mulheres recebem menos que homens em mesmas condições de trabalho e cargos)... Mas ei, mais importante falar de uma capa alternativa que de problemas do mundo real, né?
Nenhum comentário:
Postar um comentário