Mindhunter foi lançado em 2017 e teve duas temporadas (a segunda dois anos mais tarde, em 2019) com direção de David Fincher (de Se7en, Zodíaco, Alien³ e um clipe musical do Justin Timberlake, portanto plena experiência com monstros e serial killers) e enquanto a versão oficial para o cancelamento da série seja o orçamento, eu não sei se acredito nessa versão.
A série completou 7 anos agora em 2024 e, nesses sete anos eu tentei assistir ao material possivelmente uma vez cada um destes anos sem passar dos minutos iniciais ou muito chegar ao final do primeiro episódio - e o primeiro episódio detém a menor avaliação da série toda junto ao IMDB. O ritmo é glacial, a história demora para engrenar com toda uma gama de jargões técnicos para justificar um processo acadêmico investigativo sobre o comportamento de criminosos e assassinos (de novo, tudo de um ponto de vista extremamente técnico e teórico até ali por volta do episódio 5 da primeira temporada quando eles tentam colocar o conhecimento em prática) e honestamente o primeiro episódio serve somente como um prólogo longo do que um episódio em si, e é a entrevista com Ed Kemper do segundo episódio que efetivamente faz com que o material engate uma segunda marcha e comece a ter algum ritmo.
Mas para ir da segunda à terceira marcha, bem, praticamente não acontece na primeira temporada inteira, é sempre aquele ritmo lento quase glacial que progride milimetros não metros.
Veja bem, não estou dizendo que o material é ruim nem de longe. As entrevistas com os serial killers são tensas para deixar qualquer um na beirada de seu assento com suor frio escorrendo, e quanto a teoria inovadora encontra um espaço para prática, vemos algo efetivamente genial... O que acaba perdendo espaço para narrativas desinteressantes e que não vão a lugar nenhum (como a psiquiatra alimentando um gato - é, isso é uma cosia que acontece - ou um sujeito bigodudo esquisitão do Kansas que aparece por alguns minutos quase todo episódio e cuja narrativa nunca rende coisa alguma, inclusive porque a série é cancelada antes disso render qualquer fruto).
E enquanto a segunda temporada é melhor em alguns aspectos, inclusive com um foco mais centrado em uma grande investigação que coloca em prática o trabalho teórico desenvolvido na primeira temporada (assim como apresentando um diretor do FBI bem mais favorável ao trabalho dos agentes Tench e Ford no desenvolvimento de perfis para assassinos seriais), a narrativa também em um número ainda maior de subtramas que não agregam coisa alguma, o que acaba com histórias demais ganhando tempo (como o relacionamento da doutora Carr, ou os interrogatórios de Charles Manson) enquanto histórias interessantes não são devidamente desenvolvidas (como os ataques de pânico de Ford que não resultam em nada na segunda temporada inteira ou toda a ação burocrática da polícia de Atlanta dificultando a investigação ou conduzindo o processo de maneira porca mesmo).
Então deixa eu resumir: Um começo fraco, um material extremamente técnico com subtramas que não vão a lugar nenhum (e algumas inclusive são incrivelmente estúpidas e desnecessárias). Tem muita coisa positiva, e o saldo é vastamente positivo diga-se de passagem, mas exige uma perseverança que, honestamente eu não sei se é para todo mundo.
Ainda mais quando você sabe que o material foi cancelado antes de concluir várias histórias, mas, mais importante, uma que tentou desenvolver nas duas temporadas do assassino BTK (que sim, é o bigodudo esquisitão do Kansas), acabando com um episódio que é bastante cínico sobre os sucessos da investigação recém concluída como do trabalho todo desenvolvido até aquele ponto.
Recomendo com ressalvas, principalmente para quem gostou do filme Zodíaco de David Fincher e gostaria de mais.
Quem gosta de séries policiais facilmente se decepcionará porque a estrutura é diferente (não tem como comparar com um Law and Order ou CSI e o público para estes seriados dificilmente se empolgaria com esse material mais lento, candenciado - e, pior, que sequer resolve os crimes que apresenta). Nada de vilão da semana ou mesmo uma investigação planejada e estruturada (mesmo quando pegam os bandidos, fica uma sensação de que ou pegaram a pessoa errada ou faltou alguma coisa mais concisa - e que, sim, é intencional).
Então, o argumento que a série foi cancelada pelo valor elevado faz sentido? Bem, considerando que a estimativa é de um belíssimo 15 milhões de dólares por episódio (ainda menos que os 35 milhões que a Warner gastou por um piloto engavetado de spin-off de Game of Thrones Bloodmoon ou o caríssimo os Anéis do Poder da Amazon - cuja primeira temporada ficou nos 281 milhões e a segunda pode ter custado até 1 BIlhão), ainda temos que lembrar que Wandinha que foi um considerável sucesso de público e inspirou diversos acordos publicitários para a Netflix, e custou algo em torno de 3 a 4 milhões por episódio - ou seja, até 1/5 do valor - faz sentido que seja o ângulo escolhido para justificar o cancelamento.
No entanto, e aí é onde talvez o argumento seja mais relevante, é que Wandinha é um seriado para o público infanto-juvenil (afinal é Harry Potter com a Família Adams) enquanto o outro material é claramente para o público mais adulto, e, a Netflix peca bastante em material para esse público (exceto com extrapolações) e fica bem atrás da Max, Disney (com o catálogo da Fox/FX) ou mesmo o Prime... Então será que produzir material para o público adulto simplesmente não ressoa com audiências em geral para compensar financeiramente ou o público da Netflix é mais jovem (ou prefere conteúdo mais jovem)?
Bem, para responder a essa pergunta precisaríamos de acesso a dados que obviamente a plataforma de streaming não teria a menor vontade de compartilhar, e, mesmo assistindo a todos os episódios da série não é possível traçar um perfil psicológico detalhado o suficiente para entender. (Mas eu apostaria consideráveis quantias de que é bem mais interessante para a plataforma investir no público infanto-juvenil que gastará bem mais horas vendo e revendo material que os adultos - que talvez ainda prefiram tv a cabo ou mesmo a TV aberta para seus esportes ou novelas).
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