Pesquisar este blog

25 de janeiro de 2024

{Resenhas de Quinta} Lost no espaaaaaaaaaaaaaço??? - Philip K. Dick

O Labirinto Da Morte de Phillip K Dick foi publicado originalmente em 1970 e conta a história de um grupo de pessoas incrivelmente diferentes que se encontram em um planeta misterioso (cheio de elementos estranhos e místicos), além de diversas reviravoltas que são extremamente complexas conforme os personagens vão descobrindo as verdades sobre eles próprios e o lugar onde estão.

Sim, é Lost no Espaço (mais de vinte trinta anos antes de Lost ser produzido) e com um final que parece um outro seriado, mas não posso falar muito senão é spoiler ou alguma artista brasileira vai querer dizer que Phillip K Dick plagiou ela também...

Eu acho que o livro é espetacular e vale muito a pena conferir sem saber das reviravoltas ou de outros elementos que não são o que eu vou falar ou focar aqui, mas, existe algo extraordinário que merece comentários e discussões reside no fato que esse é um dos livros traz uma das abordagens mais interessantes que eu já vi sobre religião num contexto geral. Basicamente no universo do livro a religião central não só existe como tem confimações práticas e científicas (isso, existe prova empírica e verificável da existência de deus e suas manifestações aos homens), e além disso é contra a lei ser ateu (o que dá a volta sobre o próprio conceito com a confirmação empírica da existência de uma divindade e ainda assim não acreditar nisso - ou de ser ilegal não acreditar nisso).

Claro que como é um livro de Phillip K Dick você deve esperar alguma noção sobre drogas e estados alterados da mente - inclusive como peça e papel importante para explicar as manifestações (empíricas) da divindade aos humanos, e honestamente só isso pra mim já vale o livro.

Esse aspecto em si é brilhante e incrivelmente rico e bem construído. Existem diversos elementos e detalhes que são explorados nessa retórica religiosa (em um livro de pouco mais de 200 páginas) sem ser demagogo ou enfadonho que eu realmente não sei como é possível... Ainda mais porque é só um elemento menor da história (lembre, é Lost no espaço com toda a paranoia e gente desaparecendo/morrendo um a um aos poucos).

Leitura recomendadíssima, e ao meu ver fácil um dos melhores livros do autor que eu já li.

Nenhum comentário:

Postar um comentário