Pesquisar este blog

7 de novembro de 2021

{Deixa eu te explicar...} Os Simpsons realmente previram alguma coisa?

Com mais de 730 episódios em quase quarenta anos de existência (sim, contando com o show de Tracy Ullman a partir de 1987) a piada mais recorrente na história da família amarela, além do hilário enforcamento de crianças, é nenhum outro senão o dom divinatório que os Simpsons possuem.

Ei, eles previram que Trump seria eleito presidente ou que a Alemanha venceria o Brasil na Copa de 2014 ou ainda que um acadêmico venceria o prêmio Nobel... Isso tudo aponta para alguma coisa, não é mesmo?

Bem... Além de viés confirmatório (de que, uma vez que se repete é verificável e existe um padrão), não. Inclusive porque o viés confirmatório é, em grande parte, a aura do mito sobre as grandes previsões feitas pelo seriado (e que sempre são lembradas DEPOIS que ocorre um fato e alguém liga o mesmo a uma cena de algum episódio qualquer de Os Simpsons).

Então antes de falar da série e suas previsões, cabem umas palavrinhas sobre previsões em geral, porque elas existem (ou funcionam) e porque tanta gente (ainda) acredita nelas. Para isso talvez o melhor exemplo seja ninguém outro que o 'grande' previsor e mestre divinatório Nostradamus.

Nostradamus viveu entre 1519 e 1589, e, mesmo em seu tempo já era conhecido pelas inúmeras visões do futuro que fizera, enganando... digo, impressionando inclusive a rainha Catarina de Médicis, e, ele catalogou uma série de previsões narradas através de trovas cheias de interpretações dúbias e sentidos mil como "O jovem leão vencerá o mais velho. Duas feridas feitas uma, ele morrerá uma morte cruel", o que, obvia e inequivocamente simboliza a morte de Henrique II, não é mesmo? Quer dizer, como poderia significar alguma outra coisa, né?

Os textos atribuídos a Nostramus são todos nessa natureza e possuem diversas variações que aponta(ria)m para eventos, mas, que curiosamente só são desencavados depois que tais eventos acontecem OU cujas interpretações dúbias são contorcidas, reviradas e remexidas até que algum sentido elas façam. E, sim, como esses 'textos' aparecem sempre depois e de forma confirmatória, existe também a teoria (bem provável, diga-se de passagem) que os textos são escritos posteriormente ao estilo das trovas do velho vidente e acrescentados à pilha para confirmar o poder preditivo e genial do grande Nostra!

Pois bem, existe uma série de explicações para esse tipo de efeito, que vão da sincronicidade estudada por Jung passando por matemática mais sofisticada somada a extrapolação lógica (como com todos os avançadíssimos projetos de engenharia de Leonardo da Vinci - que morreu no ano que Nostradamus nasceu, diga-se de passagem) e... sorte.

Mas, geralmente, isso advém da superstição inerente do ser humano para buscar uma explicação mais complexa (e, geralmente, mística) que mera coincidência ou sorte. Inclusive porque há a retroalimentação de que, uma vez que o profeta acertou mais de uma vez (por coincidência ou sorte ou ambos), ele será capaz de fazê-lo de novo e de novo pois obviamente os astros se alinham para auxiliá-lo.

E o que isso tem a ver com os Simpsons? Bem, vamos aos exemplos citados lá no começo do texto para explicar isso um pouco melhor.

1) Os Simpsons previram que Trump seria presidente em 2000?

No episódio da 11ª temporada Bart no Futuro (Bart to the Future), em uma visão o filho mais velho dos Simpsons descobre que Lisa se tornou a presidente dos Estados Unidos, e, é citado que ela "herdou um orçamento terrível do presidente Trump".

Claro que eles previram a eleição do Caveira Laranja nessa, não é mesmo?

Bem... Considerando que o episódio faz outras várias previsões completamente infundadas (como que a Índia bombardearia o Paquistão ou o uso de hologramas em mensagens enviadas pelo correio) assim como erros mais crassos num salto de vinte ou trinta anos no futuro (como que a maconha não estaria legalizada E que as pessoas ainda usariam fitas cassete!), eu acho bem pouco provável que a alegação de Trump presidente da parte do seriado fosse algo além de uma piada e/ou extrapolação.

Do tipo "não é possível que a população americana algum dia seria tão idiota para eleger alguém como Trump, né? (NÉ? NÉÉÉ?)", inclusive porque analisando o cenário dos anos 2000 quando o episódio foi escrito - antes da eleição de George Bush (Bush foi eleito em novembro enquanto o episódio foi ao ar em março do mesmo ano), e, a imagem comum de Clinton retratado no programa era de um idiota completo (comumente mostrado como um dos Três Patetas). Escolheram um nome que parecia mais idiota que Clinton naquele momento e, voilá, chegaram no predecessor de Lisa como presidente.

Eles só acertaram por apostar contra a burrice da população... Parabéns (?).

2) Os Simpsons previram que a Alemanha venceria o Brasil na Copa de 2014?

Os Simpsons na Copa do Mundo, episódio da 25ª temporada foi ao ar em março de 2014 e no episódio a seleção brasileira é derrotada pela Alemanha, algo que aconteceu alguns poucos meses depois (em oito de julho). Previsão clara, não?

Bem... Aqui, além do fato de errarem o resultado (no episódio meros 2 a 0 enquanto na vida real foram 7 a 1), errando também o momento do jogo (no episódio é a final da copa, e não a semi-final), e, que El Divo estaria jogando (e El Divo se lesionou jogando contra o cruel Bane colombiano nas quartas de final), além do fato que o episódio apresenta um jogo entre Brasil e Luxemburgo (que nunca participou de nenhuma Copa do Mundo). E isso tudo é importante porque, vamos lembrar, ao contrário do caso anterior, a "previsão" tem dois elementos chaves de diferença: Ela é do mesmo ano do evento e existe probabilidade estatística envolvida.

Com o sorteio das chaves em dezembro de 2013 e os escritores dos Simpsons sendo em grande parte nerds fissurados em estatística, não é exatamente difícil concluir o que aconteceu aqui, né? Fizeram análises dos times, históricos e resultados e construíram um cenário que funcionasse para o episódio e fizesse sentido no mundo real, pelo histórico de partidas (o Brasil tem um histórico de ser derrotado/eliminado por seleções europeias, começando em 1982 contra a França, e o desempenho da seleção alemã nos anos que antecederam à Copa formavam um padrão interessante para brigar pelo Caneco - algo ao mesmo tempo improvável para outras seleções favoritas como a Espanha finalista de 2010 ou a Itália que venceu em 2006).

Quanto a Il Divo cair e fingir uma lesão? Não é exatamente como se fosse a primeira vez que ele fez isso, né? Eu diria até que ele é bem conhecido por exagerar e fingir lesões e só recentemente que tentou amadurecer (um pouco) e sair dessa sanha de cai-cai.

É mais ou menos como a faxineira da empresa que acerta o resultado do bolão enquanto o pessoal que fica o dia inteiro acompanhando notícias do Cartola não acerta quase nada, sabe? Só que aqui a faxineira tem um diploma em estatística e gosta bastante de números...

3) Mas os Simpsons adivinharam que o universo é no formato de uma rosquinha, né?

Em 1999 no episódio Eles Salvaram o Cérebro de Lisa (They Saved Lisa's Brain) Homer conversa com o físico Stephen Hawking sobre a possibilidade do universo ter a forma de uma rosquinha - e Hawking roubar essa teoria.

Parece bastante idiota quando se considera a primeira vista, claro, mas vale lembrar que essa é uma simplificação grosseira de um conceito que já há muito tempo tanto estudiosos do cosmos vinham trabalhando como cientistas de dados, a partir de um conceito chamado Toro ou toróide. E, ainda que alguns estudiosos considerem a teoria relevante, não é exatamente algo concreto e 100% confirmado... Só que, e isso é importante, é mais o contrário de uma previsão - pois as teorias do universo no formato toróide seguem os conceitos de matemática complexa como fractais vindo da década de 1970...

4) Em certo ponto, a cobra come o próprio rabo...

Pra ficar cobrindo exemplo por exemplo seria desgastante e absurdo - até porque vão desencavando e buscando novas previsões, inclusive muitas delas que não foram feitas pela família amarela (mas entram no viés confirmatório de ilustrar uma situação como a invasão ao Capitólio com a figura do idiota fantasiado de Viking ilustrado como um personagem dos Simpsons ou o meme carregadores de caixão dançarinos).

Mas isso entra no que eu já comentei anteriormente da teoria sobre Nostradamus, fãs/devotos começam a adulterar o material original para incluir a confirmação de teorias que, bem, o próprio nunca fez.

Então, desculpe desapontar a quem possa interessar, mas não... Os Simpsons nunca previram nada.

Com mais de trinta anos do show, eles fizeram muitas piadas e extrapolaram várias previsões mais ou menos acertadas/coerentes, mas, no fim do dia, assim como o professor Porco, talvez não seja sábio botar dinheiro nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário