Pesquisar este blog

24 de março de 2020

Os canalhas e a crise

Toda crise tem um potencial tremendo de levar á luz muita coisa que estava escondida (ou, às vezes, bem às claras só que não estávamos prestando atenção), mas uma coisa que eu costumo dizer seja ditado ou não (talvez agora devesse se tornar um) é que no momento de crise nós sabemos de fato quem são as pessoas.

É muito fácil ser generoso e bonzinho quando tudo está bem (e te garante publicidade). Mas e quando as ações estão se liquifazendo e o mercado implodindo? Você age para garantir o bem estar de todos ou diz que é mais importante pensar no mercado que 'meras' 5 ou 7 mil óbitos?

É fácil falar que precisamos de mais Brasil e menos Brasília, e que o mercado onisciente e onipresente sempre será capaz de se regular e gerir de forma eficaz e eficiente quando o cenário é de calmaria, mas e na turbulência...? Na turbulência os mesmos que diziam que não pagariam o pato ou que o mercado é capaz de gerir às crises foram bater às portas do congresso pedindo ações e pacotes anti-crise (sim, agora é mais Brasília para suprir o toque de caixa dos empresários brasileiros).

É muito fácil ignorar às palestras de Bill Gates para o Ted Talks (dos últimos 5 anos pelo menos) alertando sobre a próxima pandemia e para a qual não estaríamos prontos como 'histeria' ou 'fantasia' ou seja lá qual foi a bravata utilizada para justificar que fazer nada, desacreditar a medicina através de falácias sobre a falta de eficácia de vacinas (ou que causam Síndrome de Down, como se isso fosse pior que a morte e complicação por doenças - já erradicadas, diga-se de passagem).

Droga, é facílimo destacar a inoperância, incompetência e incapacidade de gestão de governoS pelo mundo que assistiram ao transcorrer dos fatos fingindo que não havia necessidade para ação (confundindo "preparação" com "pânico"), e deixando rolar de maneira descuidada sem o mínimo de medidas preventivas ou diretrizes eficazes de controle até que fosse tarde demais (e ainda assim duvidando de que exista de fato uma crise nas mãos MESMO com a bolsa caindo, como foi o caso de um certo excrementíssimo participando de multidões e aglomerações em contrariedade às orientações da Organização Mundial da Saúde E do próprio Ministro da Saúde). Quer dizer, não é como se outros países tivessem adotado medidas eficazes, né? O que? Taiwan teve apenas dois óbitos e menos de duzentos casos ainda que há menos de duzentos quilômetros da China? E eles não suspenderam as aulas ou mesmo o comércio somente adotando medidas GOVERNAMENTAIS mais restritivas...?
O que? A Alemanha também implementou medidas extremamente eficazes no controle do Coronavírus? Ou mesmo o México com apenas 251 casos...?

Não... Mais importante falar mal da China e arranjar briga com quem está tentando ajudar!
Isso com toda a certeza é bem mais producente...




O importante, como sempre, é manter a calma, respirar fundo e continuar a manter a mente ocupada.
Um grande abraço à todos, e mantenham-se seguros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário