Semana passada, com o terceiro episódio de Game of Thrones lançado eu acabei resolvendo assinar HBO ou pelo menos experimentar o período de sete dias gratuitos e depois assinar.
O episódio que é mais escuro que piche no lado escuro da lua fez com que eu resolvesse tentar assistir com mais brilho ou melhor resolução, e, enquanto isso de fato ajudou bastante (eu até consegui enxergar algumas coisas) não é essa a história que eu quero contar aqui hoje.
É a história do aplicativo da HBO Go e toda a minha frustrante e frustrada experiência com ele.
Veja bem, não estou criticando a qualidade da HBO em sua programação e produção. Não é só a emissora de Game of Thrones como The Wire, Sopranos, Last Week Tonight, Veep, Six Foot Under e mais uma bela quantia de excelentes produções que valem muito a pena conferir. Então que fique claríssimo que minha crítica não é ao canal e sua produção mas ao aplicativo.
E porque o aplicativo é ruim se o conteúdo é bom? Bem, primeiro porque pra acessar esse conteúdo já é uma jornada que mostra que o pessoal responsável pelo canal tá precisando se familiarizar com alguns termos com UI (User Interface) e UX (User Experience) para moldar seu produto.
Veja só: Se você quiser acessar a HBO GO sem assinar com uma empresa de tv você precisa baixar o aplicativo da HBO. Parece simples, é verdade, mas enquanto isso parece um primeiro passo para abrir portas, ele na verdade é o único passo.
É UM aplicativo e APENAS um aplicativo de celular.
O primeiro problema foi justamente para cadastrar o acesso.
Enquanto eu queria cadastrar pelo computador (como geralmente faço, afinal acho bem mais fácil digitar no teclado do computador além de ter um antivírus e serviços de proteção do Norton que eu uso no notebook), o serviço da HBO não pareceu concordar comigo e minhas opções aqui eram a de assinar pelo celular no aplicativo OU com a minha operadora.
Considerando que a última vez que eu falei com a Net sobre um problema na minha fatura a empresa mandou um técnico para cancelar meu sinal, eu realmente não me vejo empolgado com a ideia de assinar um pacote novo que talvez eu resolva ou possa ou queira cancelar em alguns meses.
Então me sobrou a opção do celular.
No celular, bem, você precisa abrir a loja, baixar o aplicativo e cadastrar login e senha. Fácil, certo?
Mas você também precisa escolher o plano de pagamento, e, para isso o aplicativo te joga de volta para a loja (sim, ele não faz a escolha de pagamento no próprio aplicativo).
Legal, não é exatamente o maior empecilho do mundo, ainda que seja um pouco irritante e limite as opções para alterar planos e pacotes posteriormente (afinal toda vez que você precisa resolver algo desse tipo tem de ver pela loja de aplicativos e não pelo aplicativo da HBO).
Resolvida a questão de login e senha, inicia o parto de efetivamente usar o aplicativo, e, sinceramente eu não consigo entender como uma empresa que produz tanto conteúdo de qualidade falhe tão vergonhosamente para entregar esse conteúdo.
Assistir na tv é praticamente impossível conforme o aplicativo trava contínua e repetidas vezes após meros segundos avisando que há problemas de conexão com a internet (mesmo que o áudio continue tocando ao fundo) e quando você tenta reiniciar o aplicativo descobre convenientemente que ele não salvou sua posição no episódio - e você precisa começar tudo de novo passando manualmente para frente, o que, obviamente, trava o aplicativo de novo. E de novo.
Depois da terceira tentativa eu simplesmente desisti, e, dois dias de uso eu desinstalei da minha smart tv e parti para as alternativas.
No computador não fui muito feliz também, mas eu não tava muito a fim de assistir pelo computador pra começo de conversa. Meu note já não é excelente faz uns bons anos, e a placa de vídeo não acompanha a qualidade e resolução que seriam necessárias para assistir bem, e, francamente eu não comprei uma smart tv de 49' para assistir no computador (com 14'). É verdade, travou menos e é mais fácil navegar com o auxílio de um teclado e mouse.
No celular o aplicativo funciona melhor, mas, sejamos francos... Pagar R$34,90/mês para assistir numa telinha de celular não é um bom negócio nem aqui nem na pqp, e, mesmo funcionando melhor não significa que rode bem. Trava bastante (e travou comigo várias vezes assistindo o Last Week Tonight - sim, o programa que quase toda semana disponibiliza metade de seu conteúdo no youtube), e constantemente me pedia para logar novamente.
Legal, então é ruim de cadastrar e o acesso não é aquela maravilha em nenhuma das alternativas disponíveis. Então o que sobra para dizer?
Bem, os menus não são exatamente fáceis de navegar ou intuitivos. Desde terça, depois que assisti a Game of Thrones tentei acessar outros shows e filmes, e, nas três tentativas de acesso a Westworld (mesmo depois de assistir a um episódio) o aplicativo me direcionava aos últimos episódios, não aos primeiros, ou ao próximo (afinal, assisti o episódio 2 da primeira temporada o lógico seria me direcionar ao episódio 3, não?).
Olha, sei que não gostei de Westworld quando saiu em 2016, mas, acabei me empolgando nesses sete dias com o aplicativo instalado, e, acredito até que assistiria a todo o seriado se o aplicativo fosse melhor. Talvez até buscasse novos/outros seriados e manteria minha assinatura por mais um ou dois meses para desfrutar do vasto catálogo e conteúdos do canal.
Não foi o caso.
Minha experiência de usuário foi ruim e duvido muito que qualquer pessoa que tente ou pleiteie verá algo diferente do que abordei aqui.
O que é uma pena.
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