Eu sei que não li o quinto livro ainda, e, ao que tudo indica faltam pelo menos mais dois (digo pelo menos porque George R R Martin prometeu que sua série teriam 7 livros, mas ao que tudo indica e o próprio autor diz, os livros 4 e 5 seriam um único livro, então quem vai saber o que ainda teremos?), mas sem a menor dúvida este é o pior livro da série a um ponto em que será verdadeiro esforço para ir mais baixo que isso.
O livro começa mal ao ignorar o grande gancho do livro anterior (o conflito entre Stannis e Jon Snow), e segue mal negligenciando estes personagens, assim como Tyrion, Davos, Daenerys, Bran (sim, eu sei que ninguém se importa com ele, mas) e, bem, o epílogo sobre a Lady Coração de Pedra (sem spoilers), mas eu até acho que tinha como render um bom caldo.
A trama de Dorne começa interessante e poderia render algo bem legal com o povo de lá querendo coroar Myrcella enquanto em Porto Real Tommen é o novo rei, o que poderia além da cisão entre os Lannister, causar um enorme conflito em Cersei (que por tanto tempo reclama do fato que por ser uma mulher não teve os direitos à governar sua casa e conseguinte Westeros), mas Dorne pouco avança enquanto os Greyjoy ganham mais e mais espaço... O que é obviamente um erro.
Nos livros anteriores os Greyjoy eram a grande piada dos sete reinos. LITERALMENTE.
O rei deles morre fora de cena enquanto o filho (e herdeiro do trono) conquista Winterfell e é abandonado, traído e sofre uma humilhante e vergonhosa derrota... Aqui somos apresentados a todos os demais Greyjoy, e, bem, a coisa não melhora muito. O novo rei deles é basicamente Donald Trump.
Fala alto, cheio de bravatas mas não parece nem de longe capaz de entregar o que promete (e as justificativas para COMO ele pretende fazer isso são ainda mais ridículas). Não sério, ele achou um berrante mágico que encanta dragões!
Mas pelo menos temos a inveja dos outros irmãos (e pretendentes ao trono) AINDA MAIS INCOMPETENTES para animar essa trama brilhante!
Ainda se fosse só isso, não fugiria tanto da fórmula dos livros da série - quase 2/3 em que pouco ou nada acontece com tramas bastante circulares ou pouco interessantes - mas infelizmente quase nenhuma trama parece minimamente interessante ou andar uma única vírgula além do que vimos os personagens da última vez no último livro.
Sam parte para virar um meistre e passa o livro inteiro viajando para chegar à cidade dos meistres (e nada de interessante acontece no loooooongo caminho até lá). Briene parte para encontrar Arya e Sansa sem a mínima pista (algo que nós leitores sabemos onde elas estão), e vaga de lá para cá numa looooonga viagem por Westeros... Sansa está no Ninho da Águia com Mindinho e Mindinho continua com suas intrigas (que não são tão interessantes por se tratar de lordes menores em uma região menos relevante quase ignorada nos livros anteriores). Cersei avança um pouco de uma mulher amarga e em luto pela morte do filho e do pai para se tornar a madrasta má da Branca de Neve (querendo porque querendo matar Margaery Tyrell), enquanto temos alguns capítulos com suas aventuras sexuais (sério) e fora o final de sua história, pouco ou nada de relevante aqui. Arya finalmente chega a Bravos para se tornar a Batman de Westeros e talvez em um livro melhor até resultaria em algo mais interessante, mas é difícil empolgar (até porque a parte do treinamento é sempre a mais chata de toda a história do Batman), e talvez seja antipatia pela personagem nos livros anteriores que foi um elo fraquíssimo em ambos.
Sobra Jaime e Dorne, e francamente nenhum dos dois é bom o suficiente para sustentar o livro... Quer dizer, a trama de Dorne seria interessante no último livro, mas aqui ela não parece minimamente relevante (afinal, assim como os Greyjoy, Dorne foi ignorada completamente até agora, mesmo com Myrcella). Jaime ainda consegue algumas tramas interessantes devido a sua interações com Cersei e outros dos Lanister assim como a situação com Peixe Negro em Correrio e é facilmente o melhor do livro, mesmo que isso signifique pouco.
Ainda que tenham algumas partes interessantes aqui e ali, algumas 'conclusões' que são mais intrigantes e que ficam ganchos enormes para a continuação no livro seguinte (como o encontro de Briene com a Lady Coração de Pedra), o livro é bem fraquinho e pouco interessante.
Peca pelos erros dos livros anteriores de trazer capítulos vazios em demasia para que estes não soem interessantes.
Uma pena.
Nota: 3,0/10
Peca pelos erros dos livros anteriores de trazer capítulos vazios em demasia para que estes não soem interessantes.
Uma pena.
Nota: 3,0/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário