O primeiro filme a bater a marca de 100 milhões de dólares e recordes de bilheteria foi Tubarão de 1975 conforme o livro dos recordes Guinness. Sim, parece bastante modesto quando comparados aos 1,2 bilhões conquistados por Vingadores Ultimato em seu final de semana de estreia é verdade, mas existe uma história aqui, eu prometo.
Não significa que antes disso nenhum grande filme, ou bilheteria ou espetáculo tenha saído. Em 1968, Stanley Kubrick lançara 2001: Uma odisseia no espaço, mas em 1939 dois grandes sucessos de bilheteria roubaram a cena e continuam extremamente relevantes e conceituados - O mágico de Oz e ...E o vento levou.
Grandes produções eram raridades e, geralmente, reservadas para grandes épicos bíblicos como as produções de Cecille B DeMille, e ainda que grandes e visionários diretores existam no período até 1975, são amálgamas de uma época em que os custos de produção forçavam a adaptações de livros que enfatizassem mais no talento da atuação e truques de câmera do que na qualidade da produção.
Mesmo nos épicos de Demille fica evidente os gastos limitados de produção - com as pedras dos mandamentos que não creio convenciam qualquer um, mesmo na época, de que eram de pedra - e o talento do elenco era sempre o pão com manteiga das produções...
Até porque quando filmes tentavam sair do lugar comum com produções mais arriscadas, bem, acabavam com filmes como Godzilla ou King Kong que, ainda que sejam grandes filmes, se mantém mais pelas complexas análises sociais do que por seus efeitos especiais.
Mas os sucessos de bilheteria eram outra peça antes de Tubarão, ou mais precisamente antes de Steven Spielberg - e não apenas ele.
O diretor já vinha atuando no mercado há aproximadamente 5 anos, dirigindo todo tipo de episódio de seriados, incluindo Columbo e outros seriados menos conhecidos, até sua estreia num filme para tv chamado "Encurralado" (Duel) de 1971. Este também é o ano em que Stanley Kubrick lança Laranja Mecânica (A Clockwork Orange) enquanto outro jovem diretor lançou seu primeiro filme, um drama de ficção científica intitulado THX 1138. O nome desse jovem diretor? George Lucas.
Com o sucesso das produções ambos embarcaram em outros projetos, como American Graffiti (ou como ficou conhecido aqui "Loucuras de Verão") lançado em 1973, que traz uma enorme lista de nomes que viriam a figurar em praticamente todo grande filme na próxima década. Harrison Ford, Ron Howard e Richard Dreyfuss. Spielberg por outro lado tentava deslanchar lançando sua primeira produção cinematográfica "Louca Escapada" em 1974 estrelando Goldie Hawn.
O filme de 1974 serve mais como um trampolim para impulsionar a grande produção de Spielberg: Tubarão, que é o grande sucesso que tomou o mercado norte-americano de surpresa, e alavancou a carreira de Spielberg de rastro sob o radar para um grande nome.
Isso, obviamente, ajudou o networking do diretor, que tinha como amigos tanto Stanley Kubrick quanto George Lucas que viriam a repetidas vezes a chamar a atenção da indústria nos anos seguintes (ainda que obviamente não só eles, afinal viria a se tornar amigo de François Truffaut, que chamou para atuar em Contatos Imediatos de Terceiro Grau de 1977)
Kubrick lança Barry Lyndon em 1975 com enorme prestígio e arrancando elogios e mais elogios (merecidissimos diga-se de passagem) enquanto Lucas lança em 1977 o filme que muda a história dos arrasa quarteirão e franquias até o final dos tempos: Guerra nas Estrelas.
Com o sucesso de Guerra nas Estrelas, tanto Spieberg quanto Lucas buscam seu próximo grande sucesso e partem numa aventura conjunta com Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida de 1981.
E é claro que a indústria cinematográfica estava a toda e em polvorosa nesse período, com grandes produções como O Poderoso Chefão 1 e 2 em 1972 e 1974 de Francis Ford Coppola, Chinatown de Roman Polanski, e, como não podia deixar de ser, o primeiro grande filme de super heróis: Superman de 1978 de Richard Donner (e escrito por Mario Puzzo de O Poderoso Chefão).
Mas o fato é que Spieberg reinava ainda supremo como o grande nome a ser reconhecido, e com sucessos se acumulando sobre seu currículo (seja como diretor, como no caso de E.T, o já citado Contatos Imediatos de Terceiro Grau e Indiana Jones, seja como produtor e produtor executivo com filmes como Poltergeist, Gremlins, De Volta para o Futuro e mesmo animações como Um Conto Americano).
E o sujeito que fora um mero diretor de episódios de Columbo se tornaria algumas décadas mais tarde no grande toque de Midas das produções de sucesso de Hollywood.
Mas as coisas mudariam com a década de 80, e esse será o tema da parte 2, a ser lançada na próxima semana. Um abraço a todos e boa semana!
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