Pesquisar este blog

14 de outubro de 2018

{Resenhas} Os Jovens Titãs em ação! Nos Cinemas

Nota: 5,5/10
Sei que a animação dos Jovens Titãs com viés cômico não é uma unanimidade com fãs. Quer dizer, ao que sei as crianças gostam bastante (ou, ao menos, são bastante indiferentes) ao que as críticas e o grande viés das críticas vem dos adultos/adolescentes que cresceram com o grupo e não enxergam na versão cheia de comédia besteirol um desenho que represente com fidelidade o grupo.

Eu entendo isso. Realmente alguns dos episódios são bem bizarros por diversos motivos, e a animação é bem mais uma sátira com humor negro (sim, um episódio de Natal chega ao extremo de dizer que o sentido do Natal é ganhar presentes). E mesmo o 'humor' nem sempre acerta a marca com vários episódios beeem bobinhos. Mas, e eu não posso destacar isso o suficiente, eu entendo que a animação não pensou em mim (um cara na faixa dos 30 anos) como público alvo para esse desenho para crianças...

Tudo bem que não é exatamente justificativa, afinal, ótimas animações não se permearam pela faixa etária para a construção de seu material (com o ótimo desenho do Batman da década de 90 ou o brilhante Avatar da Nickelodeon, e, bem, uma cacetada de animações japonesas). Mas para cada Bojack Horseman existe um Zootopia, e é preciso entender a diferença entre o tom e o ponto focal.

Um quer criar uma franquia rentável para capitalizar em cima, o outro pretende ganhar prêmios ou ao menos produzir entretenimento de qualidade.

Às vezes alguém trilha o caminho do meio, e, acaba fracassando ao não ser um sucesso comercial ou conseguir produzir entretenimento de qualidade, e por mais que muitos fãs que buscam a 'qualidade' no desenho como defeito, bem, a verdade é que a animação mal passou da marca dos 50 milhões, então esse meio termo acaba exatamente ao não corresponder às expectativas de nenhum dos lados (dos fãs ou dos investidores). E é uma pena.

Existe muito talento e várias piadas são realmente geniais (a marca de batom 'ApokaLIPS' - lips = lábios - que estampa o cenário em alguns momentos, por exemplo, mas a constante referência aos personagens obscuros como Desafiadores do Desconhecido ou o Espectro são bem legais), mas ao mesmo tempo a animação cai em piadas beeeeeeeem ruins que mesmo crianças achariam batidas.
Quer dizer, em dado momento QUATRO PERSONAGENS precisam destacar que usaram um banheiro cenográfico para fazer cocô.

Resumindo mesmo, o negócio tem boas piadas, boas sacadas e uma quantidade enorme de inteligência, mas se perde na falta de um roteiro coerente para levar a história do ponto A ao ponto B. A trama central é fraca demais - com a história dos personagens obcecados em terem seu próprio filme - e, enquanto parece algo saído de um roteiro de Deadpool com a quebra da quarta margem e tudo mais, acaba falho pela forçação dessa piada muito além do limite de sua narrativa.

De novo, tem ótimas sacadas, tem ótimas piadas e cenas muito bem construídas (eu rachei de rir quando eles voltam para o passado para impedir que os grandes personagens da DC se tornem heróis), e mesmo ótimas participações especiais (tanto de Nicholas Cage como Superman como Michael Bolton ou Will Arnet) mas falha em não construir um argumento decente para conduzir a trama.

Uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário